Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares

O Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) atua para democratizar o acesso ao livro e incentivar a leitura nas escolas nos oito distritos de Belém. A equipe promove formações, acolhimentos e outras intervenções pedagógicas de forma continuada às escolas municipais de Belém. O Sismube faz parte da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com 83 bibliotecas escolares do município, além de atender 75 unidades educacionais infantis e unidades pedagógicas com o Projeto itinerante “Baú das Histórias”, que disponibiliza o acesso ao livro e à leitura nos espaços escolares que não possuem bibliotecas, proporcionando ainda o encontro do livro com o leitor na primeira infância.

Ano letivo 2021 – Com a proposta “Biblioteca Viva: entrelaçando Literatura, Culturas e Diversidades”, o Sismube orienta as escolas por meio do Edital nº 001/2021 que determina as ações de bibliotecários e professores mediadores de leitura da rede municipal de ensino.

A ideia é abordar o espaço das bibliotecas enquanto espaços pulsantes, vivos, em que a literatura necessita ser compreendida como direito humano e precisa estar entrelaçada com a arte e a cultura, a partir do respeito às diversidades tão presentes nas escolas e valorizando o diálogo como principio metodológico, emancipatório e transformador.

A partir da realidade escolar de cada biblioteca, cada unidade educacional apresenta um projeto que engloba um ou mais eixos temáticos, como: Tradição Oral para valorizar a transmissão de saberes; Educação Patrimonial, para valorizar bens culturais de natureza material e imaterial; Produção Artística e Cultural com manifestações cênicas, audiovisuais, musicais e outros; Cultura Ambiental com atividades que abordem a educação ambiental; e a Cultura de Paz, para promover reflexões e diálogos como estratégias para resolução de problemas sociais.

Baú das Histórias – As Unidades Educacionais Infantis e Unidades Pedagógicas possuem o Projeto itinerante “Baú das Histórias”. O tema deste ano são as “Práticas Leitoras na Perspectiva Inclusiva: Educação Socioemocional e a arte de contar histórias e mediar leitura”.

Legislação – Com base na Lei 10.172 de 9 de janeiro de 2001, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) criou em setembro de 2005 o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (SISMUBE), unidade da Diretoria de Educação, ratificado pela Lei 12.244 de 24 de maio de 2010, como forma de garantir uma política de leitura comprometida de fato com a população belenense.

Calendário – O Sismube desenvolve nas bibliotecas escolares entre os meses de abril e novembro de 2021, a Semana Municipal do Livro Infantojuvenil e Dia Internacional do Livro; II Semana Municipal do Livro e do Autor Paraense; Relato de Experiências dos Projetos realizados nas Bibliotecas Escolares; e Cuíra Literária: Socializando Saberes e Fazeres, entre outros.