Coordenadoria de Educação Física

O Departamento de Educação Física (Deef) da Semec é responsável pela orientação pedagógica da disciplina com uma abordagem crítico superadora a qual compreende as aulas de educação física a partir da construção histórica da cultura corporal materializada nos conteúdos de Ginástica, Dança, Esporte, Jogo e Luta. 

Também pautada na pedagogia de Paulo freire, o DEEF atende a legislação da Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira (9394/96), a qual insere a disciplina educação física enquanto componente curricular na educação básica. 

Em 2021, o Departamento de Educação Física  (Deef) atuou na formação docente. Por conta da pandemia de covid-19, com muitas atividades on-line. Foram realizadas as formações “Limites e possibilidades da organização do trabalho pedagógico da educação física em tempos de pandemia” e “O que é educação Física?” Houve ainda webinário sobre “Gestão em políticas de esporte e lazer em Belém”, com a participação de professores e estudantes, o “Círculo de Diálogos” e os “Diálogos com projetos especiais”.

O Departamento atua com diversos projetos entre eles: 

CAPOEIRA NAS ESCOLAS com oficinas com os mestres. Atualmente o projeto foi retomado presencialmente sendo dividido em 32 escolas atendendo em média 1100 alunos.

DANÇA NAS ESCOLAS para fomentar a prática da dança de forma contextualizada e sistemática, de forma participativa, crítica e transformadora no caminho da arte – educação culminando com apresentações e festivais culturais. Atualmente o projeto foi retomado presencialmente sendo dividido em 2 escolas municipais e o polo na Aldeia Cabana atendendo em média 152 alunos.

PROJETOS ESPORTIVOS com atividades de treinamento desportivo no qual os alunos podem praticar esportes como Futsal, Handebol, Basquete e Vôlei, ampliando suas vivências e a gama de benefícios físicos, psicológicos, sociais favorecendo o pleno desenvolvimento dos participantes. Atualmente, o projeto foi retomado presencialmente sendo dividido em 7 escolas municipais atendendo em média 300 alunos e moradores do entorno da comunidade

Escolar.

PROFESP (Programa Forças nos Esportes), promovido pelas Forças Militares nas Escolas leva atividades recreativas e esportivas desenvolvidas no âmbito das práticas corporais. No ano de 2020, 370 estudantes do município foram atendidos pelo PROFESP, estando o projeto em planejamento para retomada de atividades.

PROJETO FOLCLÓRICO que fomenta o estudo e vivências ligadas ao folclore e a cultura entre os participantes. Atualmente, o projeto foi retomado presencialmente sendo dividido em 4 escolas atendendo em média 400 alunos e moradores do entorno da comunidade escolar.

Skip to content