Núcleo de Informática Educativa (Nied)

Desde 1997, o Núcleo de Informação Educativa  (Nied) é responsável pela elaboração e efetivação da política de tecnologias na educação visando garantir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Belém.

Comprometido com a concepção de garantia de direitos, o Nied busca a ampliação da Informática Educativa na rede, direcionada à inclusão digital dos educandos e da comunidade escolar em que estão inseridos. Em paralelo, ocorre a formação de professores pela e para que a tecnologia também componha estas ações, articulando as dimensões culturais, comunicacionais e educacionais aos aspectos políticos que as embasam.

As atuações do Núcleo envolveram a elaboração, proposição e condução da política/projeto de tecnologia, formação e assessoramento dos professores das Salas de Informática Educativa (SIEs), fomento da discussão sobre a importância das tecnologias na Educação, proposição de soluções tecnológicas aos desafios educacionais, acompanhamento da condução das ações planejadas por cada setor do Núcleo, elaboração de estratégias diferenciadas e específicas de atuação da coordenação e articulação estratégica de atuação.

Ações – Curso Pedagogia de Projeto com Inovação Tecnológica “Experiência com Metodologia Ativa – Pensamento Computacional”, ministrada pelo professor Rafael Herdy. Ele aborda a linguagem de programação como método de comunicação entre seres humanos e computadores que permite, entre outras coisas, dar comandos e criar materiais multimidiáticos e jogos. A intenção é ensinar de forma lúdica o pensamento computacional por meio da metodologia da computação desplugada, que proporciona o aprendizado dos conceitos computacionais de forma simples e interativa, sem a utilização de hardware ou software para estimular a prática da linguagem e sua reprodução através de um jogo, com blocos de comandos e desenvolver habilidades relacionadas à comunicação e ao trabalho em equipe.

Outra ação é o Projeto Sexta Conectada desenvolvida pelo setor de Comunicação, Pesquisa e Publicação, que busca pensar as tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da educação para uma prática refletida, reflexiva e teorizada. Pode ser entendido como um método de resolução de problemas que deve ser incorporado às habilidades analíticas do campo temático da educação. Outros pontos abordados são a intencionalidade, promoção das descobertas, incentivar a pesquisa, por exemplo. A intenção é contribuir para a consolidação da informática educativa na rede municipal de ensino. E a cada sexta-feira um novo tema é apresentado no canal do YouTube, às 16h.

O Nied por meio do Setor de Inovação Robótica, Ciência e Ambiente (SIRCA) desenvolve a robótica escolar na rede municipal de ensino. Neste primeiro momento, as escolas participantes são EM Manuela Freitas e EM Nestor Nonato. As ações ocorrem em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) que cedeu os kits de robótica ás escolas participantes para que educadores e educandos possam treinar a sua utilização.

Escolas com Salas de Informática Educativa (SIE) 2021

1. Benvinda de França Messias