A Coordenação de Ensino Fundamental (COEF) está vinculada a Diretoria de Educação (DIED), da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e é responsável por desenvolver um processo educativo e formativo amplo aos educadores e discentes da rede municipal de ensino que garanta a (re) produção de saberes, aprendizagens múltiplas, autonomia e formação integral dos sujeitos, baseadas em relações de amorosidade, respeito às diversidades e consciência cidadã, assegurando acesso e permanência dos educandos no Ensino Fundamental. Além de acompanhar e assessorar as unidades educativas que ofertam turmas desta modalidade de ensino.
Esta modalidade de ensino corresponde ao 1º até o 9º ano. Atualmente, a rede municipal de ensino de Belém atende mais de 46 mil crianças, de 6 a 14 anos de idade, no Ensino Fundamental, sendo mais 31 mil estudantes nos anos iniciais, correspondentes ao 1º até o 5º ano, e quase 15 mil nos anos finais, correspondentes ao 6º ano até o 9º ano, matriculadas em 101 unidades educativas, e divididas em 38 escolas municipais de ensino fundamental (EMEF), 40 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental (EMEIF) e 23 anexos escolares.
A COEF tem como objetivo implementar ações voltadas para a temática “Belém cidade alfabetizadora e educada”; fomentar o processo de Gestão democrática e participativa nas escolas; implementar ou consolidar o projeto da escola em tempo integral pautada na concepção de Educação Integral; ampliar o acesso, a permanência com sucesso e a conclusão dos discentes no Ensino Fundamental; consolidar as políticas educacionais do Plano Municipal de Educação de forma articulada com as demais coordenações e diretorias desta Secretaria Municipal; reorientar as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da rede municipal de Belém na perspectiva de uma Educação crítico emancipatória; e incentivar práticas educacionais que valorizem e conservem os patrimônios culturais materiais e imateriais.
Partindo do princípio, da emergência de uma Educação Pública de Qualidade, tendo em vista garantir o acesso, permanência com sucesso e terminalidade do educando na escola do Ensino Fundamental do município de Belém e dentro da perspectiva de uma Educação Integral que compreende que a educação, a Semec atua para garantir o desenvolvimento dos educandos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, levando em consideração: o coletivo e o contexto escolar; a territorialidade, a cultura e os saberes onde a escola está inserida.
Nesta perspectiva, a Secretaria prima por assegurar nas ações encaminhadas: Projeto político-pedagógico crítico-emancipatório; Equidade digital; Educação inclusiva; Escola Aberta à comunidade; Gestão Democrática e participativa; e Valorização dos docentes da Educação com o desenvolvimento da formação permanente.
Equipe de Trabalho – A Coordenação está dividida em Anos Iniciais, que corresponde do 1º ao 5º ano, e Anos Finais, que corresponde do 6º ao 9º ano.
Anos iniciais ensino fundamental – Esse período é constituído do 1º ao 5° ano. É a fase que marca a saída da educação infantil. Nessa fase, a criança participa de atividades lúdicas que favorecem o seu desenvolvimento motor, cognitivo, social, entre outros aspectos. É durante os anos iniciais do ensino fundamental que o processo de alfabetização do estudante é iniciado. Dentre as disciplinas obrigatórias estão: língua portuguesa, língua materna para populações indígenas, uma língua estrangeira moderna, arte, educação física, matemática, ciências da natureza, história, geografia e ensino religioso.
Anos finais ensino fundamental – Este período compreende do 6º ao 9º ano. Nele, o aluno já solidificou o seu processo de alfabetização e passa a ser apresentado a conteúdos mais complexos, relacionados à interpretação e produção textual, matemática, ciências, etc. Esse momento constitui uma base fundamental para o desenvolvimento do estudante no ensino médio.
Ao assumir o Ciclo de Formação, a Semec trabalha com uma proposta curricular pós crítica, a partir de um movimento que deve ser feito tanto por professores como por alunos, numa reconstrução de saberes e de vivências, como forma de organizar o ensino, procura romper com a lógica seletiva, punitiva, classificatória e excludente da avaliação. E, ao fazer isto, apontar caminhos que contribuam para a reconstrução da prática pedagógica, visto que concebe a ação educativa como um exercício constante do pensar e do fazer escolar.
Um dos desafios é conscientizar a rede para superar a dicotomia entre ensino e avaliação e entender que os resultados obtidos contribuem para orientar a aprendizagem e os objetivos educacionais assumidos pela escola. Além de sustentar o trabalho escolar em novas bases conceituais, coletivas, consensuais, crítica e cidadã. Assim como entender que os sujeitos do processo educacional são seres inacabados e construtores de significados com base nas relações que estabelecem com o mundo e outros seres humanos.
Faz-se necessário compreender que o conhecimento é dinâmico, relativo, plural, investigativo e reflexivo e para isso deve-se assumir as diferenças individuais e socioculturais dos educandos e incluir todos no contexto escolar. Outro desafio é estimular a prática de uma cultura totalizante, mas entendendo que as partes estão interligadas e interdependentes entre si e integram uma mesma engrenagem que abrange multidimensões, tais como: psicológicas, sociais, culturais, políticas, econômicas, tecnológicas, artísticas e científicas.
Avaliação – No Ensino Fundamental, a avaliação da aprendizagem do aluno está pautada por alguns princípios essenciais. Ela é Contínua, Processual, Investigativa, Diagnóstica, formativa e Participativa e se dá organizada em algumas instâncias avaliativas, como: o Conselho Escolar, os conselhos de Ciclo e o Plano Pedagógica de Apoio (PPA), e tem como Instrumentos de Registro: os Arquivos de Atividades dos Alunos, o Diário de Classe e o Registro Síntese de Acompanhamento Individual do Aluno.
Ações e Projetos – Entre os 21 projetos desenvolvidos pela Coordenação de Ensino Fundamental estão: Água Escola/Campo (PDDE Estrutura); Brasil Alfabetizado (Bralf); Brasil Carinhoso; Brasil na Escola (PDDE Qualidade); Educação Conectada (PDDE Qualidade); Educação e Família; Ensino Médio Inovador (POEMI); Escola Acessível (PDDE Estrutura) – Sala de Recursos Multifuncionais; Escola para Adolescentes; Escolas do Campo (PDDE Estrutura); Escolas Sustentáveis; Mais Educação; Novo Mais Educação; PDE Escola (PDDE Estrutura); Plano de Desenvolvimento da Escola (PDDE Interativo); PNATE; Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Programa Saúde na Escola (PSE); Projovem; Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec Plano de Ações Articuladas); e Tempo de Aprender (PDDE Qualidade).
Legislação – Dentro do contexto dos marcos legais (diretrizes Fed./Est./Mun), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/ 96), que se refere ao papel primordial do município determina no Art. 11, inciso V, que cabe a este nível de governo “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental”.
No art. 32 e lei enfatiza para o ensino fundamental, “o objetivo a formação básica do cidadão”. Tendo como indispensável: o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político; da tecnologia; das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíprocas.
Na esfera municipal, o Ensino Fundamental está amparado pela Resolução nº 38/ 2008 do Conselho Municipal de Educação de Belém. No capitulo III, Art. 11 ao Ensino Fundamental compete: 1- O ensino ofertado de seis aos quatorze anos de idade, com duração mínima de nove anos; 2- O ensino ofertado aos jovens e adultos, mediante oportunidades educacionais apropriadas às suas características, interesses, condições de vida e de trabalho, nos termos do art. 37, da Lei nº 9394/ 96. Lei Municipal Nº 9.129 de 24 de junho de 2015, que aprova o Plano Municipal de Educação de Belém.
Avisos
Nulla mollis finibus augue sed laoreet. Nulla sit amet nibh et eros gravida fringilla.
Nulla mollis finibus augue sed laoreet. Nulla sit amet nibh et eros gravida fringilla.
Nulla mollis finibus augue sed laoreet. Nulla sit amet nibh et eros gravida fringilla.
Nulla mollis finibus augue sed laoreet. Nulla sit amet nibh et eros gravida fringilla.
Documentos
Nulla mollis finibus augue sed laoreet. Nulla sit amet nibh et eros gravida fringilla.
Nulla mollis finibus augue sed laoreet. Nulla sit amet nibh et eros gravida fringilla.