Prefeitura realiza programação para fortalecer políticas afirmativas para os povos originários

• Atualizado há 3 semanas ago

A Prefeitura de Belém realiza programação diversificada e descentralizada para celebrar o Abril Indígena, mês de luta para a garantia dos direitos dessas populações. A Coordenadoria de Educação Escolar dos Indígenas, Imigrantes e Refugiados (Ceeiir), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semec), organizou a Jornada de Valorização das Culturas Indígenas, com o tema ‘Existência e Resistências Indígenas Urbanas”, no período de 15 a 19 deste mês, ocupando diversos espaços educativos: comunidades indígenas de Belém, escolas, cinema, museu e a Escola de Artes de Belém (Emab).

“Nossa iniciativa pretende promover o diálogo com trocas de experiências para dar visibilidade às culturas indígenas e contribuir para a promoção de uma educação democrática antirracista e antixenofóbica”, explica a coordenadora da Ceeiir, Núbia Alencar.

Programação – A agenda começa no dia 15, com exibição do longa-metragem “Ainbo – A Guerreira da Amazônia” para estudantes indígenas, no Cine Líbero Luxardo, às 9h30. Na Escola Municipal de Artes de Belém (Emab), também a partir de 9h, haverá instalação artístico-literária, contação de histórias, grafismo indígena e roda de conversa, para receber estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Honorato Filgueiras.

No dia 16, a partir das 9h, a conversa será sobre educação indígena para criança, na Unidade de Educação Infantil (UEI) Santa Rosa. E até o dia 19, estão programadas visitas das escolas à exposição Nhee-porã, no Museu Emílio Goeldi, para estudantes da rede municipal de educação.

Somos todos iguais nesta Aldeia!
Também tem agenda especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Heloísa Castro, no bairro do Tapanã. O projeto literário, “Somos todos iguais nesta Aldeia!”, começa às 9h, do dia 18, com apresentação da embaixadora das Infâncias, Heliana Barriga, e do GT de Artes com literatura, teatro e dança no Anexo Escolar Amigos Solidários.

No dia seguinte, 19, tem acolhimento da coordenadora da Ceeiir, Núbia Alencar, e palestra com Jhonny Rivas, Heliana Barriga e GT de Artes com programação na quadra da escola, com arte, cultura, feira de artesanatos e praça de alimentação todos os dias. A agenda na Maria Heloísa encerra no dia 2 de maio, às 15h, com apresentação do músico Nilson Chaves e desfile de jovens Warao.

Silvia Sales