Prefeitura de Belém prioriza investimentos na educação pública de qualidade

• Atualizado há 3 semanas ago

A política educacional transformadora colocada em prática pela Prefeitura de Belém nos últimos três anos consolida o compromisso assumido pela atual gestão municipal com a educação pública de qualidade acessível a todos. Exemplo disso são os investimentos na requalificação dos ambientes escolares, a formação e valorização dos profissionais e a prática pedagógica humanizada e inclusiva presente em toda a rede de ensino.

Com a reforma, ampliação e adequação das escolas, a Prefeitura avança cada vez mais na reconstrução da rede física municipal. A reinauguração da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeif) Padre Bruno Sechi,  no último dia 10 de abril, marcou a entrega da 67ª unidade educativa totalmente reformada pelo governo municipal, das quais o prefeito Edmilson Rodrigues reinaugurou 30 escolas e o Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes.

Ao todo, já foram reinauguradas 17 escolas de Educação Infantil (UEI e Emei), cinco de Ensino Fundamental (Emef), seis de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeif), uma Escola de Educação do Campo (Emec), um Anexo Escolar do campo e um centro pedagógico (Crie). As escolas – muitas delas reconstruídas – contemplam os oito distritos de Belém, investimentos que exigiram um aporte financeiro de R$ 106.490.619, dos quais R$ 90.891.089 em obras e mais R$ 15.599.530,32 em instalação de placas fotovoltaicas.

Tempo Integral – Belém vem construindo uma política de educação integrada desde o início da gestão, em 2021, e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) prevê novas perspectivas com a adesão da capital paraense ao programa de Educação de Tempo Integral coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

Obras escolares – Já no primeiro ano da gestão 83 obras de reforma, ampliação e revitalização de unidades escolares foram iniciadas simultaneamente. Em dezembro de 2021, Edmilson reinaugura a primeira escola reformada, a UEI Betinho, no bairro da Terra Firme. Foi apenas o ponto de partida para a série de escolas entregues e reinauguradas.

Melhorias – As intervenções nessas unidades de ensino incluem reforma e ampliação dos espaços, climatização, mobiliário novo, placas fotovoltaicas para geração de energia limpa, bibliotecas, refeitórios, parques, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e demais serviços essenciais à garantia de educação pública de qualidade e inclusiva, que também passa pela recuperação da rede física municipal, bem como da garantia de condições de trabalho aos profissionais da educação.

Pedagogia Paulo Freire – As transformações vão além. A adoção da prática pedagógica de Paulo Freire como orientadora dos processos educacionais reafirma o compromisso da Prefeitura de Belém com a democratização da gestão pública ao reconhecer a pluridiversidade social e a educação popular como princípios.

Esta gestão resgatou a Educação de Jovens, Adultos (EJA), ampliando seu alcance e adicionando os idosos à sigla, recuperando a modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), incluindo assim uma parcela da população das mais fragilizadas e destituída de direitos educacionais.

Educação inclusiva – A Prefeitura de Belém também se diferencia por resgatar a Educação do Campo, das Águas e das Florestas, a Educação Escolar dos Indígenas, Imigrantes e Refugiados e a Educação para as Relações Étnico-Raciais, atendendo as demandas que foram historicamente esquecidas e hoje são prioridade no projeto pedagógico da rede municipal de educação.

“Conquistamos nosso lugar na vanguarda de uma educação pública verdadeiramente de qualidade, socialmente referenciada e que representa a Amazônia plural, respeitando os direitos identitários e territoriais de seus sujeitos”, ressalta a secretaria municipal de Educação, Araceli Lemos.

Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, Belém pode se orgulhar dos avanços e conquistas na área da Educação. “Tenho orgulho de celebrar neste Dia da Educação o trabalho realizado pela Prefeitura de Belém na educação municipal, desde a criação do programa Alfabetiza Belém, que busca zerar o analfabetismo na nossa cidade até as obras de reforma e revitalização nas escolas que já entregamos, garantindo espaços adequados, seguros, e com acessibilidade, tornado o ambiente escolar mais acolhedor para toda a comunidade escolar.Temos muito motivos para comemorar. Viva, a Educação municipal de Belém”, declarou o prefeito.

Silvia Sales