Prefeitura Municipal participa da organização da 76ª Reunião Anual da SBPC em Belém

• Atualizado há 2 semanas ago

A Prefeitura de Belém disponibiliza o apoio necessário para realização da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para a Pesquisa da Ciência (SBPC), marcada para o período de 7 a 13 de julho deste ano de 2024, na Universidade Federal do Pará(UFPA).

O tema do evento este ano será: “Ciência para Um Futuro Sustentável e Inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”,

Com a intenção de alinhar as ações de organização do evento foi realizada nesta quinta-feira, 18, no auditório do Instituto de Tecnologia da UFPA, uma reunião entre a Prefeitura, representada por várias secretarias e órgãos municipais, e a coordenação geral da 76ª edição da reunião anual da SBPC.

Entre várias atividades sob a responsabilidade do município, a Prefeitura de Belém fará a limpeza das vias públicas, que dão acesso à universidade; disponibilizará 32 barcos para o transporte de alunos ribeirinhos para visitarem o evento; colocará ambulância e serviços de saúde à disposição nos dias do evento; a segurança será realizada pela Guarda Municipal; haverá colaboração do Fórum de Mudanças  Climáticas nos debates sobre a Amazônia.

Expectativa – Para comissão organizadora essa está sendo a maior de todas as edições. Estão confirmadas 80 conferências, 92 mesas-redondas, 88 minicursos e uma perspectiva de participaração de 30 a 40 mil pessoas no período do evento.

Iniciação científica infantil

Também ficou acertada a organização pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) do espaço de iniciação científica para crianças de até 5 anos. Essa é a primeira vez que é instalado um espaço de iniciação científica infantil em uma reunião anual da SBPC. Isso só foi possível, porque essa prática pedagógica já ocorre nas unidades de educação infantil da rede municipal de ensino local.

“Estamos trabalhando com a Prefeitura de Belém desde setembro do ano passado. Essa parceria é fundamental, porque a reunião do SBPC envolve o cientista,  pesquisadores e principalmente o ensino básico” , comentou Maria Ataíde Malcher, integrante da coordenação geral da 76ª Reunião Anual da SBPC.

Compromisso – A secretaria municipal de Educação, Araceli Lemos, afirma que a atual gestão municipal tem compromisso com a educação e acredita na ciência. ” Apoiar a 76ª Reunirão Anual da SBPC mostra que o governo municipal tem responsabilidade na construção de uma educação de qualidade e que acredita e defende a ciência contra os negacionistas”, ressalta.

As reuniões anuais da SBPC têm como objetivo difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população e debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação

Luis Miranda