Prefeitura lança concurso para destacar o papel da segurança municipal nas escolas de Belém

• Atualizado há 1 semana ago

“A Guarda é minha amiga, cuida de mim, de Belém e da minha escola” é o tema do concurso cultural de pinturas e desenhos para a plotagem de viaturas e motos da Guarda Municipal de Belém (GMB), resultado da parceira entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e GMB. O edital foi lançado ontem, 24, para toda rede municipal de ensino. A iniciativa é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Guarda junto à comunidade e o seu compromisso com a segurança e a proteção do ambiente escolar e seu entorno.

“Para além de prestar essa homenagem aos guardas municipais pelo seu valoroso trabalho, queremos destacar sua atuação na prevenção da violência e na promoção de um ambiente seguro nas escolas e à população”, pontua a diretora de Educação da Semec, Jaqueline Rodrigues. Ela acrescenta que a iniciativa pretende também “valorizar e reconhecer o trabalho essencial desempenhado pela GMB, fortalecendo assim os laços de confiança e de colaboração junto à comunidade escolar e toda a sociedade”.

Cronograma – As inscrições começam hoje e seguem até o dia 3 de maio. As escolas interessadas em participar do concurso podem se inscrever através do link do Google Forms, que será disponibilizado pela Diretoria de Educação (Died) às escolas. O concurso é destinado exclusivamente aos estudantes regularmente matriculados na rede municipal, abrangendo as turmas da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

As escolas têm até o dia 6 de maio para entregar os trabalhos na Died/Semec para serem submetidos a avaliação. Cada unidade tem o direito de concorrer com até dez trabalhos. As pinturas ou desenhos deverão ser entregues juntamente com as fichas de inscrição do estudante e de autorização de uso de produção e imagens. O material será analisado por uma comissão formada por profissionais das áreas educacional e cultural, indicados pela Died e pela Guarda Municipal.

Premiação – No dia 10 de maio, será anunciado os vencedores do certame, e no dia 24, será realizada a solenidade de premiação dos vencedores. Os estudantes que apresentaram os dez trabalhos vencedores do concurso serão contemplados com certificado de participação e medalha personalizada; passeio nas viaturas da Guarda e visita guiada pelo Batalhão da GMB; o autor do desenho ou pintura mais votado receberá um tablet doado pela da Guarda Municipal, que irá organizar uma exposição para apresentar as obras também a visitantes e comunidades escolares participantes.

A titular da Semec, Araceli Lemos, destaca que o concurso representa o reconhecimento da parceria com a Guarda Municipal nas ações protetivas nas escolas municipais. “De fundamental importância na proteção a nossas crianças e jovens nos espaços escolares”.

A divulgação do resultado do concurso será feita por meio de aplicativos de mensagens, e-mails e das redes sociais da Semec e da Guarda Municipal, enviados à direção e ao corpo docente da escola.

Fortalecimento da parceria Semec e GMB

Em abril do ano passado, a Prefeitura de Belém, por meio da Semec, Fundação Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira” e da Guarda Municipal, estabeleceu um protocolo para reforçar as medidas de segurança nas unidades de ensino diante dos episódios de ataques aos ambientes escolares ocorridos à época, em todo o Brasil.

O documento relaciona medidas de segurança para intensificar as ações já realizadas pela gestão, dentre as quais destacamos o aplicativo Guardião, desenvolvido por ocasião da pandemia da covid-19. A ferramenta monitorava casos suspeitos da doença nas escolas, para prevenir a disseminação do coronavírus.

Hoje, o Guardião possui um vasto leque de abas no sistema, ampliando o controle e a identificação de casos de ameaças e violências. Outras ações se referem às rondas escolares, combate ao crime virtual, promoção da cultura da paz, atendimento psicológico e de assistência social, dentre outras.

Serviço:

– Acesse o Link para realização de inscrições.

– Para mais informações e orientações sobre as inscrições os interessados podem acessar o endereço eletrônico do concurso (concurso.semecgmb@semec.belem.pa.gov.br).

Silvia Sales