Prefeitura de Belém orienta educadores para o ano letivo de 2023: aprender e reaprender

• Atualizado há 1 ano ago

Com a participação de mais de 1.200 profissionais do magistério, entre professores, coordenadores e gestores, começou nesta terça-feira,17,  a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Educação (RME). O objetivo é prestar orientações gerais para a construção coletiva do currículo escolar e a consolidação das ações para o ano letivo de 2023.

O encontro, realizado pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), ocorre em três espaços distintos: Fundação Cultural do Pará (FCP), no Centur, na Universidade da Amazônia (Unama) e na Faculdade Estácio.

Teve música, poesia, cultura, educação, congraçamento e a arte de reaprender ao longo de todo o dia do processo formativo, que segue até amanhã, 18, das 9h às 17h.

Debates e aprendizados

“Na verdade, são dois dias de debates e aprendizados para reforçar a concepção pedagógica freireana que norteia a educação de Belém”, destaca a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt.

Pela primeira vez, a Semec decidiu reunir todo o magistério que atua na capital paraense para orientações gerais a respeito da concepção pedagógica adotada pela Prefeitura de Belém.

A iniciativa integra o planejamento da Semec baseada na construção de uma política educacional que contribua de forma concreta para tornar Belém uma cidade alfabetizada, educada, inclusiva, leitora, antirracista e conectada que alcance crianças, jovens, adultos e idosos.

Abertura no Centur

O acolhimento cultural do coral da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Augusto Meira Filho deu início aos trabalhos no Centur. A escola integra o Projeto Cantar-o-Lar, sob a coordenação do músico Salomão Habib.

Logo depois, a saudação aos presentes foi feita pela diretora-geral da Semec, Araceli Lemos. “Desejamos uma boa e proveitosa jornada para que possamos continuar avançando nas políticas e ações em 2023, com mais solidariedade, humanidade e respeito que devem estar presentes na arte de educar”, enfatizou Araceli.

A titular da Semec, Márcia Bittencourt, enviou mensagem de boas-vindas em vídeo apresentado nos três locais do evento. Ela destacou as conquistas da educação municipal nos dois últimos anos, com a valorização dos profissionais do magistério, reforma e revitalização das escolas, cursos de formação e qualificação e reajuste salarial de 39,9%. “O compromisso do governo é chegar ao valor do piso nacional até o final desta gestão”, reforçou a secretária.

Márcia Bittencourt destacou também um conjunto de ações para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade da educação básica. “Trabalhamos para que nenhum estudante fique fora da escola”, afirmou.

Projeto Esperançar

O primeiro dia da jornada contou com a participação da professora Kátia Curado, da Universidade de Brasília (UnB), uma das coordenadoras do Projeto Esperançar, que vai ministrar um curso de aperfeiçoamento para professores da educação básica ciclos I a IV.

Ela falou sobre a importância da construção de uma escola mais autônoma e democrática em busca da transformação social à luz do legado do educador Paulo Freire. “Desenvolver uma base fundamental de inclusão que os levem a ter autonomia e liberdade para compreender as informações no seu meio, aproveitando as oportunidades de acesso aos seus direitos sociais”, salientou Kátia.

Participação

A coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Comandante Klautau, Daniele Boais, destacou a importância das orientações gerais prestadas pela Semec ao grupo do magistério. “Eu acho muito válida essa iniciativa para nortear as nossas ações nas escolas. Certamente, um encontro bem proveitoso”, pontuou Daniele.

A professora de Artes Darcilene Costa, que atua na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ayrton Senna, completou: “Encontro fundamental para a gente desconstruir o que imaginávamos saber e abrir o coração e a mente para reaprender nesta jornada”.

Silvia Sales