Feira do empreendedorismo feminino marca a homenagem às mães na Secretaria Municipal de Educação

• Atualizado há 2 semanas ago

Com o tema “Mães empreendedoras e saúde financeira”, o Núcleo de Atenção à Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação (Nast) da Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu nesta sexta-feira, 10, uma programação festiva para celebrar o Dia das Mães. 

A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, destacou a importância do exercício da política do cuidado, uma vez que a mulher tem sobrecarga de atividades e a pressão social diária. “Precisamos reforçar os cuidados que devemos ter com a nossa saúde e nossa vida, sem esquecer  de manter a autoestima elevada”, pontuou Araceli

Ela falou da importância do olhar diferenciado para o nosso ambiente em tempos cada vez mais recorrentes de eventos climáticos extremos, e citou a tragédia que assola o Rio Grande do Sul. “Todo devemos ter responsabilidade ambiental, cuidado com o lixo, com a preservação dos rios, com os desperdícios”, completou a titular da Semec.

O evento contou com a feira das mulheres empreendedoras da Semec, com exposição de objetos de decoração, bijuterias, roupas, bolsas, doces e salgados, dentre outros artigos. Também houve palestra da analista do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Gisele Cerqueira, sobre o crescimento do empreendedorismo para além do suporte financeiro às mulheres.

O coordenador do Nast, Jorge Gama, explica que a ideia é valorizar ainda mais as servidoras da Casa, “promovendo ações que garantam espaço e visibilidade para outras atividades e habilidades desenvolvidas por elas”.

Mulheres empreendedoras – Pela segunda vez a servidora Socorro Bonifácio, há 24 anos atuando na Semec, participa da feirinha da Casa. “Eu acho muito importante essa iniciativa porque além do dinheirinho a mais que ganhamos, é uma terapia, um momento de relaxamento para a servidora”, contou.

No espaço do salão Paulo Freire, local do evento, Ana Selma e Simone, montaram o “Brechó das Amigas”, com roupas e objetos de decoração. “Uma ideia maravilhosa, além dessa pegada de aumentar a renda, nos encontramos com vários colegas, e é uma festa, uma confraternização”, ressaltou Simone.

Na programação também teve música com o cantor Sérgio Amaral, distribuição de brindes, doação de mudas, uma parceria com a Fundação Escola Bosque (Funbosque), mas, sobretudo, alegria, congraçamento e sororidade.

Texto:

Silvia Sales

Veja também

Skip to content