Prefeitura de Belém celebra o Dia Mundial do Autismo com diversas atividades no Horto Municipal

• Atualizado há 3 semanas ago

Música, dança, pintura, contação de histórias e outras atividades lúdicas tornaram a programação do Dia Mundial do Autismo repleto de diversidade. As atividades, realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), foram no Horto Municipal, nesta terça-feira, 2.

A programação busca sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre a importância de proporcionar um ambiente educacional acolhedor e inclusivo para crianças e jovens com espectro autista. As agendas ocorrem em diversas escolas da rede municipal com o objetivo de disseminar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de compartilhar estratégias eficazes para a inclusão desses estudantes especiais no ambiente escolar.

“Acreditamos que a educação inclusiva é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso, estamos empenhados em criar espaços onde todas as crianças, independentemente de suas características individuais, sintam-se acolhidas e tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial”, afirmou Diogo Souza, diretor geral da Semec.

Participação

A programação conta ainda com a participação de pais, professores e membros da comunidade escolar, reforçando o compromisso coletivo com a promoção da inclusão e com o respeito à diversidade.

Adriana Mara, dona de casa, mãe do Aquiles Andrade, estudante da rede municipal desde a educação infantil, conta sobre a importância da ação: “É muito importante a Prefeitura de Belém fazer essa ação para mostrar a importância da inclusão. A gente percebe que atualmente as crianças com autismo estão tendo um atendimento diferenciado, pois antes eram esquecidas na educação”, diz Adriana.

Para Elisângela Costa, doméstica, mãe de Luís Carlos Costa, a ação tem um valor sentimental e também informa sobre a realidade do TEA: “Essas ações me ajudam a aprender como melhorar o dia-a-dia com meu filho e também é uma oportunidade dele poder interagir e aproveitar esses momentos que são dedicados a eles”, contou Elisângela.

A programação contou com a integração entre Centro Educacional de Inovação Tecnológica de Belém (Cetec) com atividades de Robótica para os estudantes com TEA, e o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) em homenagem ao dia do livro infantil (dentro da semana dos contadores de histórias) com contação de histórias e mediação de leitura para os estudantes com TEA.

Inclusão

A iniciativa da Secretaria de Educação de Belém reflete o esforço contínuo da gestão municipal em construir uma cidade mais inclusiva e acessível, onde cada indivíduo seja respeitado em sua singularidade e tenha oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento.

“Nós temos a responsabilidade enquanto Secretaria de Educação de garantir a política pública para todos estes estudantes”, pontuou Tatiana Maia, coordenadora do Centro de Referência Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes.

O Dia Mundial do Autismo é uma data importante para conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e promover ações que contribuam para uma maior inclusão e aceitação desses indivíduos em todos os aspectos da vida em comunidade.

O Crie oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio de uma abordagem que envolve Núcleos, Programas e Projetos, abrangendo não apenas os estudantes, mas também suas famílias. Além disso, o Crie dedica-se à formação contínua dos profissionais da rede, tanto aqueles que atuam diretamente no AEE, quanto os que trabalham nas salas de aula regulares.

Leandro Muller