Prefeitura de Belém acompanha as obras de reforma e restauração do Palacete Pinho

• Atualizado há 1 ano ago

“É um momento de muita alegria visitar e perceber que já há uma mudança positiva num dos mais importantes monumentos arquitetônicos de Belém,que estava bastante avançado na deterioração. A arquitetura será toda reforçada, reconstruída, restaurada e será uma obra de arte de grande valor histórico, arquitetônico, estético e étnico. Porque aqui a educação será alimento. O amor e as artes serão alimento da alma”, declarou  o gestor municipal, Edmilson Rodrigues, ao visitar, na manhã desta quarta-feira, 18, a obra de reforma e restauração do Palacete Pinho, no bairro da Cidade Velha.

O Palacete Pinho é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e desde o dia 16 de agosto de 2022 é administrado pela Secretaria Municipal de Educação. Após a conclusão das obras de restauro, o espaço abrigará as atividades do Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace) da Semec. O valor da obra está orçado em R$ 5.005.056,02.

“Aqui funcionará um grande laboratório que dará origem a muitos artistas. Os palcos do mundo certamente citarão o Palacete Pinho, que será o Palacete das Artes. Eu vim aqui no início do mandato, estou voltando e já posso afirmar que o Palacete Pinho está salvo e passa a ser sinônimo de futuro, porque sem educação e arte não há possibilidade de um futuro democrático, justo e feliz”, afirmou Edmilson Rodrigues.

Fomento às artes – No prédio histórico serão desenvolvidos todos os tipos de linguagens artísticas, como por exemplo, aulas de canto, formação de corais, cursos preparatórios com ensaios semanais que serão coordenados pela Semec por meio do Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace), responsável em fortalecer a cultura por meio da educação tendo as escolas municipais como pontos culturais.

Histórico – O Palacete Pinho está localizado na Rua Doutor Assis, na Cidade Velha. O prédio de três andares tem características que remetem ao Ciclo da Borracha, período que ficou conhecido como Belle Èpoque.  O palecete foi residência da família do comendador Antônio José de Pinho, responsável por sua construção no ano de 1897.

Joyce Assunção