Novos bibliotecários da rede municipal de educação participam de programação de acolhimento e formação

• Atualizado há 2 meses ago

Nesta terça-feira, 12 de março é comemorado O Dia do Bibliotecário. A Secretaria Municipal de Educação ( Semec) promove durante esta terça e quarta-feira, 13, atividades de acolhimento e formação dos novos 44 bibliotecários e bibliotecárias que foram chamados através do Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado pela Prefeitura de Belém, em janeiro deste ano. O evento ocorre na Escola Municipal Benvinda de França Messias, através do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube).

Dinâmica – Durante os dois dias de  formação, os novos bibliotecários vão poder conhecer como funciona a dinâmica das bibliotecas escolares, a organização e o registro do acervo, como também  diálogos e vivências sobre contação de história,  mediação de leitura que transformam as bibliotecas em espaços vivos dentro das escolas.

“Nossa intenção nesse momento formativo e  de acolhimento é  apresentar o Sismube e as ações realizadas nas bibliotecas escolares e no projeto Mediação de Leitura. Para muitos que estão chegando é o primeiro contato com esse tipo de  biblioteca, um universo novo pra eles. Precisamos apresentar quais  as características, dinâmicas e vivências desenvolvidas para o fomento da formação leitora”, informa a coordenadora do Sismube, Andréa Cozzi.

Expectativa

Os novos bibliotecários já foram lotados nas escolas das Ilhas Sul e nos distritos de Belém. A bibliotecária  Alessandrina Margalho está na biblioteca da Escola Municipal Comandante Klautau, no bairro do Barreiro. Ela acredita que vai conseguir desenvolver um bom trabalho com o apoio que está recebendo do Sismube.

“A minha expectativa  de trabalho é muito boa. Com a ajuda que o Sismube está dando nas formações  e, junto com a nossa experiência e conhecimento sobre biblioteconomia, vai facilitar muito na hora de desenvolver os projetos com os alunos dentro da biblioteca”, expressou Alessandrina.

Esforço pela educação de qualidade

A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, participou do primeiro do evento, fez uma mensagem de boas vindas aos novos trabalhadores da educação municipal e também falou do empenho da gestão municipal para melhoria da educação de Belém.

“Sejam bem-vindos à nossa rede municipal de educação, ‘guardiões do conhecimento’. Quero falar pra vocês que apesar da retração nos repasses que Belém vem tendo desde 2021, a Prefeitura não está medindo esforços para reformar as escolas e melhorar o acervo das bibliotecas. A contratação de vocês também faz parte desse esforço. Uma escola só pode ser de qualidade quando conta com todos os profissionais de educação”, assegurou a secretária.

Os novos bibliotecários já começam a exercer suas funções nas escolas, na próxima quinta-feira, 14.

Luis Miranda