Gestão municipal contribui com o debate estadual sobre educação democrática, inclusão e equidade

• Atualizado há 1 semana ago

Com o tema: Estado, democracia e educação: O PNE em perspectiva, o IX Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) reuniu educadores em debate realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta quarta-feira, 24.

A Anpae, junto com entidades vinculadas a universidades que reúnem pesquisadores, professores e estudantes do ensino superior; líderes e profissionais dos sistemas de ensino da Educação Básica; professores e gestores de escolas e outros locais de formação cidadã, tomaram a responsabilidade de realizar o Encontro Estadual dentro do Estado do Pará.

Inclusão, equidade e qualidade

A secretária de Educação de Belém, Araceli Lemos, participou do encontro como uma das vozes ativas no debate educacional. Ela integrou a mesa-redonda sobre o tema “Sistemas de Educação: Princípios e Provocações”.

“Ao abordar os princípios fundamentais que regem os sistemas de educação, destacamos importância da equidade, da inclusão e da qualidade como pilares essenciais para garantir uma educação de excelência para os nossos estudantes. Isso ocorre pelo trabalho desenvolvido por todas as nossas coordenações pedagógicas”, pontuou Araceli Lemos.

Durante o diálogo houve várias provocações e reflexões sobre os desafios enfrentados pelos sistemas educacionais e as possíveis soluções para superá-los. O presidente do Conselho Municipal de Educação, Alberto Damasceno também particpou da mesa de debates destacou o processo de gestão.

“Precisamos entender que o processo de gestão é diferente do tempo da política e ambos precisamos estar em conjunto. A partir disso, precisamos dialogar sobre os pontos principais para avançar no âmbito da educação e este momento é de suma importância para entendermos as realidades dos sistemas”, declarou Alberto.

Leandro Muller