Funbosque reaproxima comunidade das ações da escola com foco ambiental e social

• Atualizado há 2 anos ago

Valorização do servidores, na busca de uma educação de qualidade; foco na educação com o meio ambiente; retomada de projetos importantes, que envolvem a escola junto à comunidade, como a reativação do projeto Horta do Conhecimento, que em 2021 passou por reestruturação e é considerado de grande importância para as atividades pedagógicas dos alunos da Fundação Escola Bosque (Funbosque).

Esses fatos marcaram o ano de 2021 de forma positiva na instituição, cuja sede funciona na ilha de Outeiro, distrito de Belém. “A estruturação para ter a horta novamente, em estado que possamos oferecer aos nossos alunos condições para promover, de fato, um trabalho amparado pela harmonia do ambiente, tudo isso nos alegra muito”, informa a professora Mary Fernandes, coordenadora do Projeto Horta do Conhecimento.

Foco na comunidade

Para recuperar essa ligação entre escola e comunidade, se destacou no primeiro ano da atual gestão a realização da Ação Amazonizar Belém, que abre a Escola Bosque para a comunidade com Feira de Empreendedorismo, valorizando os produtores locais, Teatro, Música, Contação de História, entre outros. 

A Funbosque também restabeleceu parcerias com as universidades públicas e com lideranças e entidades do distrito de Outeiro, que possibilitam na realização de projetos para a comunidade escolar e a população das ilhas.

O Projeto Mapeo foi um marco em 2021. Por meio do desenvolvimento de um aplicativo, foi elaborado um mapa social dos poços de água das residências dos alunos da instituição que participam do projeto, a fim de se debater a qualidade da água na comunidade.

A retomada de oferta do ensino médio na Funbosque, em cooperação com a Seduc, uma demanda histórica da comunidade, foi uma dos projetos colocados em prática em 2021, com a finalidade de atender a população da ilha de Outeiro. 

Melhoria na infraestrutura

 A Funbosque conseguiu realizar a revitalização paisagística da Escola Bosque, além de obras de reforma das Unidades Pedagógicas de Jutuba, Jamaci, Seringal e Casa Escola da Pesca e Alojamentos da Escola/sede, passarela do refeitório, trapiche de Jurubatuba, sala dos professores e em alguns blocos da escola para melhorar a infraestrutura aos alunos, servidores e comunidade em geral 

O lançamento da plataforma digital de apoio ao ensino remoto foi considerado pela administração e pelos estudante e professores como fundamental para continuidade das aulas durante o período em que a pandemia da covid-19 impediu as aulas presenciais. 

Também se destacam durante todo o ano de 2021, a realização do Trote Ecológico “Camilo Viana”, uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), como forma de acolher a comunidade estudantil no início do ano letivo; projeto Cores de Belém, que chegou para todas as unidades escolares da instituição e a realização do primeiro aulão preparatório para o Enem do Cursinho Pré-Vestibular de Belém, administrado pela Funbosque. 

Texto:

Jeorgia Salum

Veja também

Skip to content