Encontro aproxima escola da família e alerta para o abuso sexual na infância

[metaslider id=1242]

Na manhã desta quarta-feira, 8, pais de alunos da Escola Municipal Professor Avertano Rocha, de Icoaraci, participaram do 1º Encontro do Projeto “Família na Escola”. Após a palestra principal, intitulada “Abuso sexual na infância”, a assistente social Socorro Brasil, diretora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Icoaraci, promoveu uma roda de conversa sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal Nº 9.970 e que transcorre no dia 18 maio. Participaram pais, alunos e professores.

O evento foi promovido pela a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Belém (Semec). A Escola Municipal Professor Avertano Rocha atende 437 alunos, do 6º ao 9º ano, distribuídos nos turnos da manhã e da tarde. A programação foi montada de acordo com a faixa etária dos alunos, que estão na fase da pré-adolescência.

Joana Darc, mãe de Nicole Cristina Pinheiro Ferreira, 12, aluna do 7º ano, disse que a palestra vai ajudar a filha a perceber situações de abuso, por exemplo, com coleguinhas ou estranhos. “A minha filha começou este ano aqui na escola. E é muito bom ter atividades como essa. Na minha época a escola não oferecia isso. Eu converso muito com ela”, comenta Joana.

Entre os cuidados para se proteger da violência sexual, a assistente social orientou as crianças a não aceitar convites para fotografias e filmagens sem a presença dos pais, não marcar encontros pela internet, não expor fotos de roupa íntima ou de praia em redes sociais, desconfiar de pessoas que ofereçam presentes ou dinheiro em troca de algum favor e, principalmente, telefonar para o Disque 100, de forma anônima, para denunciar casos abusos sexual contra crianças e adolescentes.

Gisele Freitas, mãe de Thiago Freitas, 13, aluno do 8º ano, contou que todo ano acompanha as palestras na escola e em 2018 se lembrou de algumas orientações sobre segurança nas ruas. “Com a união dos pais e com os alunos a gente consegue passar uma educação melhor. O rendimento do meu filho vem evoluindo bem”.

Parcerias – Além de servidores do Creas Icoaraci, unidade de assistência vinculada à Fundação Papa João XXIII (Funpapa), o encontro contou ainda com a participação de profissionais do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), por meio da 2ª Vara da Infância e Juventude; da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); da Guarda Municipal de Belém (GMB); e da Polícia Militar do Pará (PM-PA). Cada instituição deu esclarecimentos sobre suas competências.

A Banda da GMB abriu a programação do dia. Em seguida, a agentes da PM apresentaram o procedimento de abordagem de pessoas nas ruas com a ajuda de cães. Houve ainda uma simulação de detecção de drogas ilícitas com o uso de um cão farejador. A demonstração da PM teve o objetivo de garantir que os alunos entendam o trabalho da corporação e ainda de assegurar uma aproximação com a comunidade.

Os alunos ainda tiveram a oportunidade de se vacinar contra a gripe. A campanha de vacinação foi levada para a escola pela Sesma.

E os pais puderam tirar dúvidas com a equipe técnica da 2ª Vara da Infância e Juventude, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Participação – O diretor da escola, Hugo Moreira, explicou que durante o ano é realizado um trabalho de conscientização com os alunos sobre a importância da família na escola. Este ano, para comemorar o Dia das Mães de forma diferente será realizado o momento da família na escola. Assim como será feito no segundo semestre no Dia dos Pais.

“Queremos mostrar aos pais que o rendimento do aluno está diretamente ligado à participação deles na escola. E quebrar aquele bloqueio de que só são chamados para ouvir reclamação sobre o comportamento dos seus filhos. Queremos que os pais venham de forma espontânea para acompanhar e somar com o ensino e a aprendizagem do nosso aluno”, disse Hugo Moreira.

Hugo Moreira disse que esse ano a 2ª Vara da Infância e Juventude foi a grande parceira da atividade, dando orientações aos alunos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente: “O Fórum veio até a escola e depois os estudantes visitaram a Vara da Infância. A parceria foi muito positiva. Queremos mostrar que crianças e adolescentes têm direitos e deveres e ambos devem ser respeitados”.

Texto: Tabita Oliveira