EDUCAÇÃO – Semec promove reunião para compartilhar novas diretrizes

Na manhã desta quinta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu a primeira reunião virtual com diretores da rede municipal de ensino para compartilhar as diretrizes da nova gestão, que tem como projeto principal oferecer uma educação pública de qualidade pautada pela emancipação, humanização e liberdade na gestão escolar.
Durante a reunião, a secretária Márcia Bittencourt apresentou sua equipe de trabalho e reafirmou a importância de se colocar em prática o princípio do serviço público, apresentando o novo projeto educacional do município, que tem como base a filosofia de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e que este ano chega ao centenário.
“A nossa prioridade é uma gestão democrática. Vocês, diretores, são fazedores de história. Queremos devolver a autonomia das escolas e garantir o sistema de direitos das crianças, adolescentes, adultos e idosos. A nova gestão quer professores efetivos atuando na gestão da escola e que sejam indicados pelo conselho escolar”, disse a pedagoga e doutora em Educação.
Também foram repassadas novas diretrizes para uma grande mobilização de confirmação de matrículas dos alunos cadastrados na rede e a realização de um filtro que permita a inclusão de alunos com deficiência para que seja garantida a quantidade adequada de alunos por turma, assim como as condições de trabalho necessárias para equipe multidisciplinar.
Merenda – Neste momento, a merenda escolar que ainda está no estoque das escolas deve ser entregue às famílias, principalmente aqueles alimentos que estão próximos do vencimento. “É crime de responsabilidade das diretoras não entregar os alimentos. Merenda escolar é da criança. Tem que ser distribuída, principalmente para as mais vulneráveis. Nossa gestão não deixa a merenda passar da validade”, disse Márcia, aos diretores.
A nova gestão irá reforçar a segurança em todas as escolas da rede municipal de ensino. E trabalhará com um planejamento político-pedagógico que reforce a formação de professores com base no projeto educacional que ganhou as eleições e contempla a filosofia de Paulo Freire, para que no fim de janeiro cada escola apresente o seu planejamento.
Participaram da reunião mais de 150 diretores dos oito distritos administrativos de Belém, que foram distribuídos em dois momentos. Muitos estavam emocionados e agradecidos pela acolhida e pelos novos rumos da educação pública de Belém.
Conforme portaria, os professores seguem até fim de janeiro em trabalho remoto. “As aulas presenciais ainda não voltam. Nossa prioridade é a vida e estamos buscando garantir a vacinação dos profissionais de educação para um retorno seguro”, afirmou Márcia Bittencourt.

Tábita Oliveira