Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado com entusiasmo em escola de educação do campo na Ilha do Combu

• Atualizado há 2 semanas ago

O Anexo Escolar Santo Antônio, que integra a Escola Municipal de Educação do Campo Sebastião Quaresma, localizada na ilha do Combu, se encheu de magia e encanto para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. O Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu uma programação especial de contação de histórias, envolvendo estudantes, professores e membros da comunidade escolar, nesta quinta-feira, 18.

A programação teve início pela manhã, com a presença do grupo de contadores de histórias, que, com habilidade narrativa, transportaram os presentes para mundos fantásticos e emocionantes. As crianças ficaram reunidas atentas às palavras que ecoavam pelo ambiente, enquanto os adultos redescobriam a beleza das narrativas que marcaram suas infâncias.

A coordenadora do Sismube, Andrea Cozzi, esteve presente na atividade e conta que o evento faz parte da programação da Semana dos Contadores de Histórias, de acordo com a Lei 9.555, de 2 de maio de 2022, que tem como objeto incluir no calendário oficial de eventos do estado do Pará, a Semana Estadual de Contadores e Contadoras de Histórias e dos Mediadores e Mediadoras de Leitura.

“Estamos neste movimento percorrendo os oito distritos administrativos de Belém. Nesta ocasião, aproveitamos para celebrar a data do livro infantil. Isso é de suma importância, pois envolve uma dinâmica de artistagem, contação, música e expressão corporal. Isso mostra para todos um processo formativo de leitura em nossas escolas”, declarou Andrea Cozzi.

Leitura

Além das histórias contadas, houve também sessões de leitura livre, onde os pequenos puderam explorar livros especialmente selecionados para a ocasião. A diversidade de títulos oferecidos pelo Sismube permitiu que cada criança encontrasse uma história que lhe tocasse o coração, despertando assim o gosto pela leitura.

Rian Neves, estudante do Anexo Santo Antônio, conta que a programação foi bem divertida. “Eu gosto, pois os livros têm imagens que me fazem imaginar várias coisas legais. Gostei das professoras que contaram histórias legais”.

“É fundamental proporcionar momentos como este às nossas crianças. Através da literatura, elas têm a oportunidade de expandir seus horizontes, desenvolver a imaginação e adquirir valores importantes para sua formação e principalmente sendo crianças das escolas do campo, das águas e das florestas com suas mitologias e crenças. Isso acrescenta, no sentido de evoluir e pensar por meio do cultivo da leitura primaria, além de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem”, afirmou a coordenadora pedagógica do Anexo Escolar Santo Antônio, Marcele Assunção.

O Dia Nacional do Livro Infantil no Anexo Escolar Santo Antônio não foi apenas uma celebração, mas sim um convite para que a magia da literatura continue a fazer parte do cotidiano das crianças, transformando suas vidas e moldando um futuro mais promissor.

Leandro Muller