Atividade Guarda Amigo da Escola apresenta resultado de vivência em escolas da rede municipal de ensino

• Atualizado há 2 semanas ago

A atividade Guarda Amigo da Escola, promovida pela Guarda Municipal, com ações educativas que contribuem para o aprimoramento da prevenção primária à violência nas unidades de educação, se reuniu, na manhã desta sexta-feira, 19, com a Secretaria Municipal de Educação, para apresentar o resultado do diagnóstico das visitas técnicas nas escolas da rede municipal, no período de 2 a 18 de abril, para traçar um parâmetro de violência no ambiente escolar, para fins de articular e aperfeiçoar o plano de ação educativa a ser desenvolvido em cada local.

A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, tem como proposta aproximar o órgão das escolas e mostrar que os guardas municipais podem contribuir e impactar, de forma positiva, na vida da comunidade escolar, não somente com o serviço de rondas, mas com ações educativas, preventivas, de proximidade, conforme a problemática diagnosticada em cada unidade.

Avaliação

A inspetora da GMB, Joana Melo, responsável pela aplicação instrumental e análise do diagnóstico de vivência na escola, explicou que o primeiro passo foi a escolha das 26 unidades, que foram selecionadas de acordo com o olhar dos guardas municipais, que realizam as rondas diárias durante o serviço.

“A Guarda Municipal trabalha de forma descentralizada com seis bases distritais. Durante as rondas nas escolas, os guardas municipais fizeram uma avaliação prévia e escolheram as unidades, conforme a mancha criminal dos bairros, a estrutura, a forma de vivência e comportamento dos alunos, pais e corpo docente. Após a escolha, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e explicamos a problemática. A Semec nos deu total apoio para o agendamento das visitas e aplicamos o questionário com a direção de cada escola,” explicou a inspetora.

Ainda segundo a inspetora, após ficar pronto, o diagnóstico foi apresentado em forma de relatório para a equipe da Semec, apontando as questões levantadas, o agendamento das atividades e o que será desenvolvido pela equipe técnica da GMB durante a aplicação da atividade Guarda Amigo da Escola, que se inicia no dia 24 de abril.

A Escola Municipal Nestor Nonato Lima, no bairro da Condor, será a primeira unidade a receber a programação, montada seguindo a necessidade apontada durante a análise dos dados obtidos durante a aplicação do questionário.

Questionários

Durante a visita para a aplicação instrumental de evidência de violências nas escolas, realizada pela equipe técnica e inspetores das bases distritais, foi apresentado um questionário, visando produzir um retrato mais fiel da realidade vivenciada pela escola, como o espaço físico, casos de violência, dano patrimonial, entre outras perguntas sobre a situação escolar.

Além da aplicação do questionário e do diálogo com a direção, com professores e alunos sobre os principais problemas da unidade de ensino, os integrantes da GMB conheceram toda a estrutura da escola. Também foi feito um registro fotográfico, para documentação e análise.

A partir da conclusão do diagnóstico, foi montado um plano de ações seguindo a especificidade de cada escola.

Atividade Guarda Amigo da Escola

A atividade Guarda Amigo da escola surgiu em 2015 e foi instituída por meio da portaria 264/ 2023. A iniciativa visa estreitar o vínculo entre a comunidade escolar e seu entorno com a Guarda Municipal de Belém. Tudo isso desenvolvendo o policiamento de proximidade, promovendo a cultura de paz, além de prevenir e orientar os alunos e a comunidade sobre temáticas que envolvam o cotidiano e que fomentem ações propositivas referentes à segurança pública.

O Projeto é desenvolvido de modo intersetorial, contando com a participação da Banda de Música, Grupamento de Ações Tática com Cães, servidores do Projeto Anjos da Guarda e Núcleo Setorial de Comunicação.

O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, salienta que a gestão municipal já desenvolve várias ações de segurança para as escolas da rede pública municipal de ensino, para proteger a comunidade escolar das ameaças e riscos de violência. Ele lembra que a Prefeitura Municipal de Belém aderiu ao edital de chamamento público do Programa Nacional de Segurança nas Escolas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e foi contemplada para recebimento de recursos, para reforçar as ações de segurança escolar.

“Foi um esforço mútuo das secretarias municipais de Educação (Semec) e de Controle, Integridade e Transparência (Secont), na construção de projetos, inclusive com a apresentação do que é a atividade Guarda Amigo da Escola e conseguimos ser contemplados”, destacou o inspetor-geral.

Thais Veiga