VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES – Semec realiza teste rápido em servidores e prioriza a segurança no trabalho

Para assegurar a saúde e segurança do servidor, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), realiza diversas medidas como plano de contenção e prevenção à Covid-19. Uma dessas ações é o teste rápido IgG IgM, que está sendo realizado nesta quinta-feira, 28 e sexta,29, no turno da manhã, para todos os seus servidores internos, no prédio sede da secretaria, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

“Hoje a Semec começou as testagens de todos os servidores da sede da secretaria. Entramos em contato com a Sesma para que fosse realizado um cadastro de controle e os testes. Hoje teremos 100 testes no período da manhã, com o grupo de servidores que está presente, e amanhã com os que não vieram hoje, já que estamos trabalhando em regime de escala”, explica o coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST) da Semec, Jorge Gama Santa Maria.

Ele esclarece, que também será feito um planejamento para testagens dos profissionais da educação das escolas, que estão trabalhando por meio do teletrabalho, de forma remota. “A grande preocupação da nova gestão é a valorização do servidor, dar atenção à saúde deles, para que possam trabalhar num ambiente saudável”, acrescenta.

Outras medidas estão tomadas para que haja segurança no ambiente de trabalho dentro da Semec, são as regras sanitárias e de distanciamento, com sanitização semanal em toda secretaria e sistema de revezamento dos servidores da sede e unidades escolares, que estão praticando o teletrabalho nos dias de home office.

“Acho muito importante que essa testagem esteja sendo realizada. Mostra o cuidado que a instituição tem pelo funcionário, preservando sua vida. Somos professores e trabalho direto com outros professores nas formações. A melhor coisa na vida é a prevenção. Na minha família não houve nenhum um caso, pois estamos tomando todas as medidas preventivas, não aglomeramos, usamos máscaras e todos os outros protocolos necessários para garantir a vida durante essa pandemia”, afirma Maria Cleonice da Silva, 66, servidora do Centro de Formação de Professores da Semec, que participou da testagem.

Além disso, como prevenção ao novo coronavírus, será publicado nesta quinta-feira, 28, um Decreto Estadual, com medidas mais restritivas, com efeito imediato pelos próximos 15 dias, incluindo a suspensão das aulas da rede pública. Desta forma, a Semec continuará reforçando as medidas de prevenção, que ainda inclui a assistência no controle de temperatura dos profissionais da área, exigência do uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel, agendamento para atendimento aos profissionais da educação na sede da secretaria e pesquisas para mapear os servidores acometidos pela Covid-19. Tudo para assegurar a saúde do trabalhador.

Carla Fischer