Reunião com diretores de escolas orienta sobre as ações para o ano letivo de 2023

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu nesta quinta-feira, 16, reunião com os diretores de escolas para prestar informações, recomendações e alinhar as atividades pedagógicas para o ano letivo de 2023. Toda a equipe de gestão da Semec, sob a direção da secretária de Educação em exercício, professora Araceli Lemos, participou do encontro, a exemplo da diretora de Educação, Jaqueline Rodrigues; do diretor Administrativo, Laurimar Matos; e de coordenadores da secretaria.

Araceli Lemos recepcionou os gestores anunciando algumas mudanças na estrutura da Secretaria. Agora, a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) será vinculada à Semec, e passa a ser dirigida pela nutricionista Neusa Sampaio. “Mudança necessária e urgente para garantir que a merenda chegue, sem atrasos, a todas as escolas da rede, e com o controle mais rigoroso na distribuição”, explicou a secretária.

Ela acrescentou que “educação de qualidade é feita com a valorização dos educadores, processos de qualificação e requalificação, escolas com espaços adequados e seguros e a merenda de qualidade garantida: esse é o nosso esforço diário que avança com as mudanças promovidas na área”.

Fmae

A meta para a diretora da Fmae, Neusa Sampaio, é suprir as necessidades de todos os 70 mil estudantes atendidos pela Semec. “A Fundação está em processo licitatório para contratação de novos fornecedores, e assim assegurar a merenda privilegiando a saúde e o bem-estar dos nossos estudantes”, destacou Neusa.

Para a diretora de Educação, professora Jaqueline Rodrigues, o encontro serviu também para informar sobre a necessidade de ajustes no calendário letivo junto ao Conselho Municipal de Educação (CME), para que não haja quaisquer prejuízos para os estudantes. “Estamos dialogando com os gestores sobre a possibilidade de incluir atividades complementares e assim vamos alinhando o calendário”, informou Jaqueline.

Ideb

A secretária em exercício recomendou aos gestores atenção redobrada para alcançar bons resultados na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “No ano passado, não obtivemos o desempenho merecido, talvez ainda por conta dos impactos provocados pela crise pandêmica da covid-19. Mas, em 2023, temos certeza de que vamos avançar no rendimento dos estudantes e no desempenho no ensino-aprendizagem”, enfatizou Araceli.

Alfabetiza Belém

Ela também destacou a importância do Programa Alfabetiza Belém para tornar a capital paraense livre do analfabetismo. “Precisamos avançar neste desafio, superar eventuais entraves e seguir garantindo o direito a ler e escrever dos excluídos e abandonados ao longo desses anos. E, para isso, conto com o empenho de vocês”, disse a secretária. “A meta é seguir avançando por uma educação de qualidade onde predominem as relações humanizadas e respeitosas, com interação e interlocução para definir as nossas prioridades de gestão”, explicou Araceli.

Busca Ativa ampliada

Da mesma opinião compartilhou o coordenador da Educação de Jovens, Adultos e idosos (Coejai), professor Miguel Picanço. “Faço um apelo aqui para que todos nos auxiliem neste grande desafio de tornar Belém livre do analfabetismo”, pontuou.

“De 33 escolas com turmas voltadas a este grupo, a Semec tem a meta de ampliar para 40, todas com espaços pedagógicos e projetos de oficinas de geração de renda, que motivam e garantem a aprendizagem”, informou o professor Miguel.

Nos dois primeiros meses do ano, o Busca Ativa já alcançou mais de 200 novas matrículas para a educação de jovens, adultos e idosos. A Coordenação da Ejai está com o cronograma de visitações às escolas para conquistar novos estudantes. “Educação é um direito humano que devemos assegurar”, frisa o professor Miguel Picanço.

Diretores

A professora Célia Farias, que dirige a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gênesis, saiu satisfeita da reunião. “Encontro produtivo, esclarecedor e com boas notícias para nós, a exemplo da organização da merenda escolar. Tudo isso nos dá mais forçar para avançar com o ensino de Belém”, festejou Célia.

O diretor da Escola Municipal do Campo (EMEC) Milton Monte, Élison Ferreira, disse que as perspectivas para 2023 são as melhores. “A reunião foi muito boa com essa equipe competente da Semec, agora sob a direção da professora Araceli Lemos, que sabemos vai conduzir a política educacional de Belém com muita propriedade”.

Silvia Sales