Profissionais da educação participam da construção do Plano de Atendimento Educacional Individualizado

• Atualizado há 1 mês ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou nesta sexta-feira, 15, a primeira formação permanente de 2024, do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE), com o tema: Construindo o Plano de Atendimento Educacional Individualizado – PEI, na Rede Municipal de Educação de Belém.

A formação foi realizada pela equipe técnica do CRIE, no auditório Ismael Nery, no Centur, para professores das Salas de Recursos Multifuncionais, coordenadores e diretores pedagógicos, professores do ensino regular e acompanhantes escolares especializados.

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor e consiste em um levantamento de necessidades, conhecimentos prévios, potencialidades e habilidades de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou com altas habilidades/ superdotação.

Atualização – O objetivo é atualizar os profissionais de educação da rede municipal sobre do Plano de Atendimento Educacional Individualizado – PEI para estudantes com autismo, já que nas escolas do município há quase 3 mil estudantes matriculados com necessidades especiais, sendo 70% com Transtorno do Espectro do Autismo(TEA).

“Tudo que ajuda a gente a melhorar o relacionamento com nossos alunos com deficiência me deixa feliz. Esse plano individualizado vai dar oportunidade de a gente conhecer mais ainda essa criança e desenvolver as atividades específicas para elas”, comentou o acompanhante escolar especializado Sérgio Melo, que atua na Escola Municipal Pedro Demo, na Ilha de Outeiro.

Estratégias adequadas

O PEI visa registrar o caráter individual de cada aluno, usando estratégias adequadas para melhorar o aprendizado dos estudantes com ncessidades especiais. A coordenadora do CRIE, Tatiana Maia, explica que o Plano tem que ser construído envolvendo todos os profissionais de educação da escola e a família do estudante. “Esse plano vai nortear o trabalho pedagógico dentro da sala de aula”, esclarece Tatiana.

A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, participou da mesa de abertura da formação e explicou sobre a importância de investimentos na educação inclusiva. “Na sociedade democrática não é possível pensar em uma educação de qualidade, sem se investir na inclusão. Hoje, a rede municipal já tem quase 3 mil estudantes com deficiência matriculados. Isso deixa nosso governo honrado em saber que as famílias estão tendo confiança no nosso trabalho. É por esse motivo que estamos investindo em adequação de espaços e formação, porque é tarefa de todos da escola garantir uma inclusão de qualidade”, garante Araceli.

No final do evento, os participantes foram convidados para a caminhada da luta da pessoa com Síndrome de Down, que acontecerá no dia 25 de março, na Praça Batista Campos.

Luis Miranda