Prefeitura participa da caminhada sobre o autismo e reafirma o compromisso com a inclusão em Belém

• Atualizado há 3 semanas ago

O entorno da praça Batista Campos virou palco de uma importante caminhada em prol da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), na manhã deste domingo, 7. O evento contou com a participação significativa da Secretaira Municipal da Educação (Semec), que envolveu diretamente o Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes nas atividades do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), levando pinturas artísticas, desenhos, jogos educativos e cooperativos, mediação de leitura e o empreendedorismo “Mães que Brilham”.

“Essa caminhada é muito importante para a conscientização e para mostrar que a Prefeitura de Belém dá esse apoio às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eu me sinto bem acolhida e percebo o acolhimento e o suporte que meu filho recebe da rede municipal de educação”, relatou  Débora Nascimento, mãe do João Gabriel, estudante do 3• ano da escola Amância Pantoja.

A chuva não tirou o ânimo da comunidade escolar da unidade educacional Amância Pantoja, na ação no bairro de Fátima. Suzeli Neves, coordenadora pedagógica da Amância Pantoja, conta que é um dia marcante para a comunidade escolar.

“Mostramos que o nosso papel vai além do ambiente escolar, mas também é estar presente nesses momentos e valorizando a inclusão em nossa sociedade”, declarou Suzeli.

O Crie desempenhou um papel crucial na organização e realização da caminhada, proporcionando informações valiosas sobre o TEA e promovendo a inclusão educacional. Durante o evento, membros do Centro estiveram presentes para fornecer orientações e suporte às famílias e comunidades envolvidas pelo TEA.

Compromisso da Prefeitura

“Este é um momento ímpar no qual podemos interagir e se envolver com outras entidades que atuam com o TEA em nossa cidade e no estado. Então, trazer e mostrar a atuação do Crie demonstra o compromisso da Prefeitura com a inclusão na educação de Belém”, relatou Tatiana Maia, coordenadora do Crie.

A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, aproveitou a oportunidade para destacar os esforços contínuos na implementação de políticas e programas inclusivos em todas as escolas da cidade.

“O compromisso em garantir uma educação de qualidade para todos, independentemente de suas necessidades específicas, foi reforçado. Temos uma equipe de várias especialidades que cuida de nossas crianças, além de outros apoios, como as salas que recursos multifuncionais, que ajudam no suporte dos estudantes”, afirmou Araceli.

Leandro Muller