Prefeitura faz reforma geral e homenageia o padre Bruno Sechi em escola municipal no Satélite

• Atualizado há 3 semanas ago

A Prefeitura de Belém inaugurou a ampla reforma realizada no imóvel que passa a abrigar a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Padre Bruno Sechi, no conjunto Satélite, bairro do Coqueiro, na manhã desta quarta-feira,10, para atender mais de 800 crianças com o ensino integral. Anteriormente, no local funcionava a EMEI Satélite, que após passar pela reforma mudou de nome e espaço físico.

No espaço, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) reformou as 20 salas de aula, o laboratório de informática, a biblioteca, salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e de expressão corporal para aulas de dança, ritmos e arte circense, assim como o ambulatório. Além disso, instalou dois banheiros adaptados para garantir acessibilidade, conforto e segurança às pessoas com deficiência.

As obras da Emeif Padre Bruno Sechi exigiram um investimento de R$ 2.850.339,82, mais R$ 610.104,33 com a instalação de 204 placas fotovoltaicas. Tudo para garantir mais conforto e segurança para as 883 crianças matriculadas na escola de regime integral.

Cerimônia – Além da presença da comunidade escolar, a inauguração teve a participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que descerrou a placa de inauguração da instituição de ensino. “O Satélite merece essa conquista, um equipamento de qualidade que nos ajuda a garantir o direito à educação para as crianças daqui”, ressaltou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Ele comentou, ainda, que a escolha do nome é uma homenagem ao padre Bruno Sechi, que atuava na defesa dos direitos das crianças e adolescentes na cidade. “Essa homenagem significa o respeito e a valorização da luta do padre Bruno, que tanto se dedicadou às crianças e adolescentes, fundamentado ao que prevê a Constituição Federal e o Estatu dos Direitos da Criança e do Adolescente (Eca)”.

Durante a cerimônia houve a assinatura do decreto municipal que oficializou a mudança do nome da escola. “Essa é uma escola que foi reconstruída, que foi ampliada. Para nós da Semec e, para mim em especial, é uma honra entregar mais uma escola à população”, destacou a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos. Segundo ela, a inauguração da Padre Bruno Sechi se soma às demais já entregues pela Prefeitura, desde 2021, totalizando hoje 67 unidades educativas.

Pais e responsáveis das crianças atendidas pela escola também participaram da inauguração do novo espaço. A contadora Amandda Soares e moradora do conjunto Satélite tem dois filhos matriculados na Padre Bruno Sechi. “Essa escola não deixa nada a desejar comparada a escolas particulares. Está sendo maravilhoso viver esse momento de transformação desse espaço, que saiu de uma situação precária para um prédio  escolar lindo”, comentou Amandda.

Os profissionais que trabalham na escola também estavam entusiasmados com a inauguração do espaço escolar, como é o caso da diretora da Padre Bruno Sechi, Michele Sousa. “Hoje temos esse espaço lindo de educação para servir a nossa comunidade. Queria agradecer a equipe que trabalha aqui na escola e a equipe da Semec pela confiança nesse projeto tão lindo que vai fazer a diferença para a sociedade”.

Fabricio Lopes