Prefeitura de Belém promove programação especial em homenagem às trabalhadoras da Educação

• Atualizado há 2 meses ago

As mulheres possuem um papel de destaque quando o assunto é educação no Brasil.  Nas universidades elas representam 55% dos estudantes, já no mercado de trabalho, 81% das mulheres comandam a docência na educação básica. No entanto, apenas um em cada quatro pesquisadores sêniores é mulher.

Na Secretaria Municipal de Educação (Semec) elas têm o domínio, ao representar 75% do quadro de servidores da Casa. São professoras, coordenadoras, pilotas de barco, motoristas, agentes de limpeza, secretárias, merendeiras e técnicas pedagógicas.

Homenagem

Para agradecimento a essas mulheres que dedicam boa parte de suas vidas na educação de 70 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino, o Núcleo de Atenção à Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação (Nast) vinculado à Semec, em parceria com a ONG Arte Vida, realizaram na manhã desta sexta-feira, 8, uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com música, dança, palestra, feira de artesanato e serviços voltadas para a saúde e bem-estar das servidoras.

“Essa foi a maneira que encontramos para homenagear as mulheres da Semec, que estão no dia a dia trabalhando por uma educação de qualidade”, destacou Jorge Gama, coordenador do Nast.

Para a assistente jurídica da Semec, Adriana  Neves, a palestra da psicóloga Nirma Tourinho, sobre os quatro tipos de violência contra a mulher, fez refletir sobre a questão da invisibilidade do papel da mulher na sociedade.

“Foi fantástico, uma vez que foi reforçada necessidade da mulher olhar pra si mesma e perceber  a importância que seu trabalho tem na família, no emprego e na sociedade. O sistema diminui a importância do nosso trabalho e precisamos abrir o olho sobre isso”,, pontuou a assistente.

Luta pela valorização

A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, ressaltou às participantes do evento que o Dia Internacional da Mulher é de homenagem e de luta pela valorização da mulher e contra todas as formas de violência. “Hoje nós agradecemos as homenagens, mas não devemos esquecer da luta  cotidiana pela paz, por políticas públicas de proteção integral à saúde e acolhimento à mulher, respeito e dignidade”, ressaltou Araceli.

O evento encerrou com desfile de moda, apresentado pelas servidoras da Semec, usando roupas, biojoias e bijuterias vendidas na feirinha instalada por mulheres empreendedoras.

Luis Miranda