Prefeitura de Belém promove formação leitora a partir da arte para educadores municipais

• Atualizado há 1 ano ago

Com o tema “Artistagem do Esperançar”, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu a primeira formação leitora de 2023 para mais de 500 profissionais da rede municipal de ensino.

O evento objetiva fomentar o conceito de palavramundo, apresentado pelo patrono da educação brasileira, Paulo Freire, referência na educação pública de Belém para torná-la uma cidade alfabetizada e leitora.

O encontro foi realizado na sexta-feira, 24, no auditório Ismael Nery, da Fundação Cultura do Pará (FCP), parceira do evento junto com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A coordenação foi do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), em parceria com o Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace), e Coordenação de Educação Infantil (Coei), que conduzem a formação leitora da Semec.

Lúdico – O professor da Universidade Aberta de Lisboa (Portugal), Amílcar Martins, PhD em Arte e Educação e Didáticas das Artes conduziu o evento.  Ele desenvolveu o conceito de ArteNauta, que revela o sentido lúdico das relações vivenciadas na infância e constituem, reverberam o modo de ver e ser no mundo.

Com a mandala das Artistagens do Esperançar, Amílcar busca potencializar verbos importantes no processo da formação leitora e ensino-aprendizagem na primeira infância: brincar, amar, criar, cuidar, artistar, esperançar e viajar.

Educação através da arte

Para a formação, Amílcar trouxe como proposta transver o mundo como arte-contadores, arte-brincadores, arte-animadores, arte-pesquisadores, e arte-educadores. Ele ambém destacou que as práticas de artistagens são todas as formas de manifestação da arte nos múltiplos espaços das unidades escolares da rede municipal, que começa com a experiência dos educadores na criação das atividades.

“A arte liberta e ajuda também a criar crianças livres, criativas que reinventam o mundo com maior alegria e intensidade”, disse Amílcar, ao ressaltar o poder de transformação proporcionado pela arte a todos no ambiente escolar, do professor, aluno até a comunidade.

Aprendizagem –  professora Laura Borman é mediadora de leitura na escola municipal Florestan Fernandes, no Bengui e ficou encantada com a formação. “É muito válido usar esses recursos da arte para alcançar o objetivo da aprendizagem que a gente pretende. Sem contar que, quando uma criança se descontrai, ela fica mais aberta a aprender”.

Os participantes vivenciaram uma artistagem que envolveu música, poesia, performance teatral intitulada ” Meu quintal é maior que o mundo” do poeta matogrossense Manoel de Barros.

Cotidiano – O evento potencializa o que a Prefeitura de Belém já trabalha nas escolas do município. “As artistagens já fazem parte do cotidiano das nossas escolas. Esse encontro trouxe novidades que vão potencializar ainda mais as nossas práticas”, reafirma a coordenadora do Sismube, Andréa Cozzi.

A professora Kátia Simone Campos Leal, da Escola Municipal Ere, no bairro do Barreiro, ficou emocionada. “Meu sentimento foi de está em um sonho, mágico. Aquela roda na entrada, já me remeteu a minha infância”, disse Kátia ao agradecer pela vivência.

Sismube – Há 83 bibliotecas escolares do município, além de atender as unidades educacionais infantis e unidades pedagógicas com o projeto itinerante “Baú das Histórias”, que disponibiliza o acesso ao livro e à leitura nos espaços escolares que não possuem bibliotecas, proporcionando ainda o encontro do livro com o leitor na primeira infância.

Luis Miranda