Prefeitura de Belém lança projeto Esperançar para professores das escolas municipais

• Atualizado há 1 ano ago

Com o tema “Esperançar na formação docente: construindo escolas humanizadoras e transformadoras”, a Prefeitura de Belém lançou um curso de aperfeiçoamento em investigação temática freireana, com a proposta revolucionária de promover uma educação socialmente referenciada na rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, este é um passo importante que mostra o compromisso das instituições públicas com a educação pública de qualidade.

“É um passo a mais no projeto de governo de tornar Belém, uma cidade alfabetizada, leitora, educada, que vai superar o analfabetismo. Ou seja, da Belém inclusiva, conectada, amazônica, que se enxerga no outro, em cada um de nós que somos atores de transformação”, afirmou a secretária Araceli Lemos, durante o lançamento do projeto idealizado pela sua antecessora Márcia Bittencourt, nesta quinta-feira, 9, no auditório da Faculdade Estácio.

“Fomos a Cuba e conhecemos o projeto das micro universidades, a partir daí a gente se inspira para construir um projeto que traz a materialidade das escolas freireanas. A ideia é trabalhar para que as escolas sejam espaços de desenvolvimento no território em que eles estão”, contou feliz Márcia Bittencourt.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) coordena o curso em parceria com as universidades Federal do Pará (UFPA) e  Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Federal do Pará (IFPA); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Paraíba (UNEB) e outras.

Construção

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, destacou que o projeto Esperançar é um projeto de construção de uma nova sociedade. “Estamos discutindo aqui que soaria muito bem para Paulo Freire, é um projeto de sociedade. A nossa grande tarefa é refletir nesta perspectiva que isso só é possível porque nós estamos num governo diferente, que acredita num projeto de sociedade diferenciada. É o Estado presente”, reafirmou Gilmar ao desejar que o projeto seja um grande laboratório como uma ação contra hegemônica cotidiana.

Curso

Com 180 horas, a formação pretende construir fortes coletivos de educadores intelectuais, com autonomia no trabalho educativo, atuando junto à comunidade escolar e organizações populares do entorno.

O curso começa neste mês de fevereiro e vai até setembro de 2023, com 500 educadores de 21 escolas da rede municipal nas três modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental, e educação de jovens, adultos e idosos.

“O Esperançar traz pra nós da rede municipal de educação essa ousadia” disse Keite Ramos, diretora da Escola Municipal Rotary. Ela agradeceu o investimento em formação e valorização aos servidores municipais.

O professor de história, Igor Cruz, do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, no Paracuri de Icoaraci, também estava muito feliz com formação.

“Trabalho numa escola muito privilegiada na relação com a comunidade. Ter essa relação é fundamental e muito importante para a sobrevivência da escola pública”, disse Igor, entusiasmado.

Rede

“A nossa cidade voltou a ter esperança. Mas temos um conflito. Reconstruir Belém, reconstruir o Brasil é um processo lento e a população tem pressa. Não existe como manter a esperança, sem ir conquistando partes dessa esperança”, declarou Luiz Araújo,  secretário de Controle, Integridade e Transparência (Secont), ao representar o prefeito Edmilson Rodrigues, anunciando as conquistas da rede municipal de ensino de Belém.

Gestão

Em dois anos de gestão municipal, a Prefeitura iniciou 83 obras de reforma, manutenção e construção de escolas. Dessas, 17 já foram inauguradas e mais 30 já foram  entregues, além da valorização salarial do magistério alcançando 87% do piso nacional.

“Que crianças vamos ajudar a formar? Elas se formam com a interação com o mundo. Somos uma parte muito significativa com capacidade de orientar. Que escola vamos oferecer para os nossos alunos? O prefeito acredita muito em vocês!”, reforçou Luiz Araújo, sobre a relevância deste projeto e de como o professor vai aproveitar no dia a dia da escola.

Unidades educativas envolvidas no projeto:

1- Liceu Mestre Raimundo Cardoso
2-  EM Escola Rotary