Prefeitura de Belém integra parceiros e secretarias na construção da política municipal de igualdade

• Atualizado há 1 mês ago

A Prefeitura de Belém promoveu, na manhã desta quarta-feira, 20, o segundo encontro de trabalho “Discutindo o Comitê da Diversidade”. O evento é realizado em cooperação com a Motriz, que é uma fusão das organizações não-governamentais Gesto e Vetor Brasil e com qual o poder público municipal estabeleceu parceria, em outubro de 2022.

Um conjunto de atividades vem sendo desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Municipal de Administração (Semad). A reunião de hoje, na sede da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), teve a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semec), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Coordenadoria da Mulher (Combel), da Coordenação Antirracista (Coant) e da Procuradoria Geral do Município (PGM).

Comitê para a igualdade

Jurandir Novaes, titular da Semad, explica que “hoje foi dado um passo importante para a constituição de um comitê de equidade ou observatório, que tem o objetivo de construir a política municipal de equidade, a partir de experiências múltiplas e numerosas: tanto do ponto de vista racial, quanto étnico, de gênero e de toda a diversidade social”.

Jurandir acrescenta que já existem iniciativas neste sentido, no entanto ainda são realizadas setorialmente e a expectativa é alcançar a inovação no âmbito da gestão de pessoas dentro do executivo municipal. A partir de agora, o trabalho dos gestores se intensifica, com sessões semanais, até o mês de maio, quando se espera a culminância de uma jornada com foco no servidor municipal e em todas as pessoas usuárias do serviço público.

Erika Morhy