Prefeitura de Belém e Comdac realizam seminário de formação para a proteção de crianças e adolescentes

• Atualizado há 2 meses ago

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac), com o apoio da Prefeitura de Belem, promove o seminário “Formar para Proteger – Faço Parte da Rede”, que começou nesta segunda-feira, 11, e vai até o dia 14, no auditório Agnano, do Tribunal de Justiça do Estado.

O seminário vai oferecer capacitação e unir a rede de proteção contra a violência que atinge crianças e adolescentes.

O público-alvo são os conselheiros tutelares do município e o seminário é, também, aberto a todos os parceiros que compõem a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em situação de risco de violência: Ministério Público, Tribunal de Justiça do Pará (por meo da Vara da Infância e da juventude), Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e Prefeitura de Belém.

Para o presidente do Comdac, Muller Maia, é uma oportunidade de interação entre todos que fazem parte dessa rede de proteção. “Esse é um momento importante para que a rede possa, de fato, interagir. A gente precisa criar um fluxo de atendimento, não só na capital, mas em toda a região metropolitana”, afirmou Muller.

Programação

A programação do seminário está dividida em quatro eixos que abordam temas como a questão da violência sofrida por crianças e adolescentes; identificar os tipos de violência; como comunicar aos órgãos competentes; e o papel de cada um do SGDCA no processo de escuta especializada.

“Nas nossas comunidades em Mosqueiro, a gente se depara com muitas situações diferentes”, disse Lilian Saldanha, conselheira tutelar em Mosqueiro. “Quando você tem essa capacitação, fica mais fácil garantir a dignidade no atendimento à criança e ao adolescente, que muitas vezes chegam sozinhos ou com a família em busca de ajuda”.

Comprometimento da Prefeitura

A Secretária de Educação, Araceli Lemos, representou o prefeito na mesa de abertura e falou da sensibilidade e atenção que a Prefeitura de Belém tem com temas de cuidados com as crianças. “Na atual gestão, damos uma atenção especial a todos os movimentos de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Por isso, nós temos uma parceria muito próxima com o Comdac; além disso, promovemos a conscientização dos nossos estudantes na rede de ensino, onde criamos coordenadorias que trabalham, desde a infância, com inclusão e contra o racismo e a discriminação”, falou Araceli.

Durante os 4 dias do evento, os participantes vão aprender e compartilhar conhecimentos sobre a legislação de proteção à criança e ao adolescente.

Luis Miranda