Prefeitura de Belém e CGU fazem distribuição do material didático do programa pela ética na cidadania

• Atualizado há 1 mês ago

A prefeitura de Belém, por da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira, 20, a distribuição do material impresso do  programa ” Um por todos e todos por um! Pela ética na cidadania” (UPT) ,  da Controladoria Geral da União (CGU), para oito escolas municipais , uma por cada distrito. O evento ocorreu na sala de reunião da Semec.

Essa  parceria com  a CGU começou em 2023, com as tratativas do convênio e formação  de toda a equipe pedagógica das 8 escolas escolhidas sobre  UPT.
Hoje, o programa entrou na etapa de distribuição do material didático, que será utilizado em sala de aula.

No total foram entregues mais de 2.500 exemplares de livros, revistas, kit aluno  e kit professor,  que abordam temas sobre cidadania, de forma lúdica e divertida, utilizando os personagens da turma da  monica.

” O material é riquíssimo e elaborado pela CGU, em parceria com o Instituto Maurício de Souza, que aborda  temas como Democracia, cidadania, Respeito ao patrimônio público e inclusão social”, explicou a superintendente  da CGU no Pará, Lorena Paredes.

Senso de cidadania

O UPT, como é conhecido o programa, é uma iniciativa da CGU  que já tem mais de 2.000 convênios com escolas  públicas e privadas no Brasil. É voltado para os estudantes  do ensino fundamental com objetivo de despertar nos alunos o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade,  tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento  das ações.

A escola municipal  Augusto Meira Filho foi contemplada pelo programa. Para a diretora  Eliene Chucre, esse material vai ajudar muito as professoras em sala de aula.

“Eu vejo nessa parceria um ganho pedagógico, o professor vai utilizar esses livros, revistas, jogos para ampliar o que a gente já faz em sala de aula, porque essa discussão sobre cidadania faz parte do nosso currículo”, disse a diretora.

Parceria

A aplicação do UTP nas escolas do município e fruto de uma parceria. A secretária  municipal de Educação, Araceli Lemos, agradeceu a parceria e destacou que o  programa soma com os esforços que a prefeitura vem fazendo na construção de uma educação cidadã, antirracista e inclusiva em Belém.

“Nós só temos a agradecer esse  convênio, ele vem somar aos esforços da prefeitura na construção de uma educação libertadora, sem racismo, sem Lgbtfobia, com respeito aos povos originários e à democracia”, falou a secretária Araceli Lemos.

Além do material fornecido, o professor terá uma formação de 60h, com direito a certificado sobre o conteúdo do programa oferecido pela CGU na plataforma AVAMEC – MEC.

Luis Miranda