Prefeitura assegura formação e lotação de novos concursados na rede municipal de ensino

Os aprovados no concurso público 002/2020 da Secretaria Municipal de Educação (Semec) já estão atuando na rede municipal de ensino. No total, 364 aprovados já foram empossados e devem começar a atuar nas escolas em agosto.

Com cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas no país, a chamada dos aprovados para nomeação é fundamental para a vida dos concursados, que se inscreveram, estudaram, passaram e o mais importante: assumiram o cargo.

Formação – Na manhã desta quinta-feira, 7, na Faculdade Estácio de Belém, em Nazaré, os novos servidores participaram da formação permanente e de atividades pedagógicas. Em agosto os novos concursados começam a exercer a função para a qual foram aprovados na Semec.

Sonho concretizado

A professora, Luciana Oliveira, 29 anos, não escondeu sua satisfação em ter realizado um grande sonho, o de trabalhar como educadora no município onde nasceu e cresceu, a Ilha de Mosqueiro.

”Com o concurso da Semec eu alcancei meu maior sonho: que é ser professora da educação infantil. Inclusive, estou trabalhando na creche onde estudei na infância. Isso é muito gratificante para mim”, revela emocionada.

Ela também ressalta a diferença que o ensino público teve na sua trajetória. ”Sou filha de trabalhadora, de uma professora de escola pública, fui formada na creche pública e pela Universidade Federal do Pará. Toda esta constituição na minha educação fez com que eu lutasse para passar no concurso público, pois entendo que educação é transformadora. É o caminho para mudar o mundo”, conta a nova servidora pública municipal.

Para a pedagoga, Rafaela Pereira Pinheiro, 27 anos, as comemorações foram em dose dupla, pois este ano foram dois sonhos realizados, a sua aprovação no concurso e a chegada do seu primeiro filho.

”Ao ver meu nome na lista dos aprovados foi uma felicidade indescritível. Me formei em 2018 e ainda não tinha atuado como professora, então me dediquei aos estudos, ao concurso público e este ano vieram duas grandes notícias que mudaram minha vida, a que agora sou concursada e mãe. Estou radiante de felicidade em fazer parte de um quadro de professores que tem como objetivo proporcionar uma educação de qualidade para os alunos da rede municipal”, completou Rafaela.

Homologação – O concurso foi homologado em 13 de abril de 2022 e as vagas ofertadas são para os cargos de professores licenciados plenos e técnicos pedagógicos. Apesar do cenário econômico ainda desfavorável no Brasil, a Prefeitura de Belém garante os novos postos de trabalho, uma forma de valorizar a educação pública e a economia local.

Texto: Amanda Cunha