Novos servidores da Semec participam de encontro para profissionais de educação

Os novos servidores da Prefeitura de Belém, que atuarão na Secretaria Municipal de Educação (Semec), iniciaram nesta segunda-feira, 4, o Encontro Informativo com Profissionais de Educação.

O primeiro dia do encontro foi realizado no auditório David Mufarrej, no Campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama), e reuniu os 404 novos servidores chamados por meio do concurso nº 001/2020 da Semec.

Acolhimento e integração – O prefeito Edmilson Rodrigues participou do primeiro dia de acolhida. O encontro tem como tema “Acolhimento e integração: os novos servidores conhecendo a práxis pedagógica e administrativa da rede municipal de Belém”.

O prefeito elencou como prioridade na educação municipal: a implantação gradativa de tempo integral; o trabalho em conjunto do saber popular e científico; internet em todas as escolas; zerar o déficit para educação infantil; e transformar Belém na primeira cidade sem analfabeto do Brasil.

Desafio – “Sou educador há mais de 40 anos. Recebi mais de 400 educadores que se prepararam para receber este cargo, onde terão esse desafio de educar adultos, criancas e jovens, para trilharem um futuro feliz para a nossa cidade”, comentou.

O concurso ofereceu cargos de professores e técnicos-pedagógicos, que foram todos preenchidos. Os novos servidores já estão sendo lotados nas mais de 200 unidades de ensino municipal. É o caso de Sônia Feio, de 42 anos, que passou para o cargo de técnica pedagógica e já está atuando na Escola Municipal Canto do Uirapuru.

“É uma grande honra e felicidade estar aqui hoje. Batalhei muito para conseguir esse cargo e estou realizada. Tivemos nosso direito garantido pela prefeitura e pretendo atuar com muito carinho e olhando pelas nossas crianças”, comemorou.

Formação – O encontro segue nos dias 5, 6 e 7 de julho, na Unama da Alcindo Cacela e na Universidade Estácio de Sá, na avenida Governador José Malcher.

Para a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, essa é uma grande oportunidade para os servidores entenderem a importância da responsabilidade que será dada a eles.

“Hoje é um momento de entrada e vai ser durante o dia a dia nas escolas que vocês irão se tornar, efetivamente, professores. Esse é um marco histórico na vida de vocês, que vai transformar a vida das crianças também”, concluiu a secretária.

Texto: Victor Miranda