Jutuba recebe da Prefeitura de Belém unidade pedagógica totalmente revitalizada

• Atualizado há 2 anos ago

“Hoje está sendo realizado um sonho da nossa comunidade. O mesmo prefeito que nos deu essa escola volta para revitalizar ela. Nós, moradores das ilhas, temos voz nesta gestão”.

O depoimento é da agente de portaria Fátima Santos, mãe de quatro crianças matriculadas na Unidade Pedagógica do Jutuba, localizada na ilha de mesmo nome, entregue totalmente revitalizada pela Prefeitura de Belém na manhã desta terça-feira, 10.  

A UP do Jutuba estava com as atividades presenciais suspensas, por causa do desabamento do trapiche de acesso à unidade escolar. Mas, agora, vive uma nova realidade e conta, pela primeira vez, com sala de informática com acesso à internet à comunidade estudantil. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da reinauguração e disse que depois de anos de abandono, a atual gestão reconstruiu o prédio escolar, exemplo de um trabalho impecável.

“Aqui, nós temos servidores qualificados e a comunidade participando dos rumos da educação na ilha, principal instrumento de transformação social”. 

No evento, era nítida a satisfação da comunidade escolar com o resultado do serviço feito na escola. “Esse era um momento muito esperado por todos nós, principalmente pelas crianças, que estavam nessa expectativa de retornar à escola. Aqui começa a decidir o futuro dos nossos filhos”, disse a dona de casa Eliana Batista, mãe de duas crianças matriculadas na UP do Jutuba. 

A professora da unidade pedagógica Karina Lira também revelou que partilhava do mesmo sentimento dos moradores da ilha. “Este momento é uma realização para todos nós. A escola sempre passava por reparos, nunca por uma reforma completa como essa. A nossa escola ficou linda”, comentou a educadora. 

Educação nas ilhas – Atualmente a UP do Jutuba conta com cerca de 60 alunos matriculados na educação infantil, jardim I e II, e  ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, entre eles, moradores da ilha de Jutuba e de ilhas vizinhas.

A Unidade Pedagógica é administrada pela Fundação Escola Bosque (Funbosque), assim como outras escolas municipais da região das ilhas. “Belém tem uma característica especial, nós somos uma cidade onde a maior porção de terras é insular, então estar nas ilhas é cobrir a cidade como um todo”, afirmou o presidente da Funbosque, Alickson Lopes. 

Para Alickson, a educação nas ilhas chega em locais extremamente carentes e que necessita de acolhimento do poder público. “Aqui nós valorizamos a Amazônia e o meio ambiente. A unidade de Jutuba é reflexo disso”, disse. 

A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, também participou da reinauguração da UP do Jutuba e pontuou a importância da educação nas ilhas de Belém.

“A educação nas ilhas faz parte do Programa Municipal de Educação dos Campos, das Águas e das Florestas. Queremos educar nossas crianças de acordo com a realidade do espaço que cada uma vive. Nós estamos fortalecendo as escolas das ilhas e dando a elas dignidade”, conluiu Márcia Bittencourt.  

Texto: Fabricio Lopes

Veja também

Skip to content