Estudantes da educação infantil realizam caminhada ecológica pelas trilhas da Escola Bosque

Estudantes das turmas de educação infantil da Fundação Escola Bosque (Funbosque) realizaram uma caminhada ecológica pelas trilhas da escola.

A atividade faz parte da vasta programação do mês do Meio Ambiente da Fundação Escola Bosque, compondo a plataforma de atividades da Prefeitura Municipal de Belém, na pauta de conscientização da proteção do meio ambiente.

Os desenhos feitos pelos alunos das turmas da educação infantil da Funbosque, agora estão eternizados em estampas de camisas. A atividade desenvolvida em sala de aula culminou no projeto “Caminhada pelo meio ambiente”, que levou as crianças pelas trilhas da escola, nesta terça-feira, 14.

Oficina ecológica

Durante a caminhada os estudantes usaram camisas com o tema Meio Ambiente, que eles mesmos fizeram usando lixa de parede, giz de cera e caneta para tecido. A produção foi realizada durante uma oficina de confecção de estamparia, orientados pelas professoras, que usaram técnicas de aplicaç de artes nas camisas.

“A caminhada foi emocionante e quero parabenizar as professoras. Foi uma atividade marcante e educativa. A proteção do meio ambiente é um tema da escola”, destacou o presidente da Funbosque, Alickson Lopes.

Preservação ambiental

Segundo a coordenadora pedagógica geral da Funbosque, Wany Góes, a atividade envolve vários saberes, partindo da prática da arte na relação com a educação ambiental, criando nas crianças uma relação afetiva com o meio ambiente.

“Na caminhada ecológica os alunos levam para toda comunidade escolar a importância de desenvolver a cidadania educacional e ambiental, e isso se dá devido à alfabetização significativa que é feita com eles desde a infância, formando sujeitos ecológicos e atuantes”, explicou.

As atividades desenvolvidas por todos os alunos dos turnos da manhã e tarde foram orientadas pelas professoras da educação infantil,  Su Ellen Mergulhão, Patrícia Ribeiro, Katiane Barbosa, Ângela Melo, Tatiane Franjas, Natalina Moraes e Elenir Pires.

Texto: Amanda Cardoso