ESCOLA DE GASTRONOMIA – Funbosque convoca aprovados do curso Técnico em Cozinha para matrícula

[metaslider id=3295]

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque) convoca os aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) do curso Técnico em Cozinha, do edital 001/2019 da Escola Criativa da Gastronomia de Belém, para efetuar a matrícula na quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, na sede da Escola Bosque, das 18 às 22 horas. O edital foi publicado no Diário do Município de Belém, no último dia 13 de janeiro.

Os convocados devem estar munidos de documentos pessoais: Certificado de Ensino Médio (cursando ou em andamento); Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Reservista (homens) e duas fotos 3×4 recentes, para efetuar a matrícula.

Educação e empreendedorismo – Como parte da Casa Escola da Pesca, vinculada à Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira e administrada pela gestão da capital paraense, a Escola Criativa da Gastronomia de Belém é mais uma política pública de educação e empreendedorismo, destinada a donos de restaurantes, permissionários de barracas de comidas típicas ou qualquer interessado da região, buscando a valorização da mão de obra, por meio da culinária, no município. A Escola foi inaugurada no dia 6 de dezembro do ano passado, e, no próximo dia 27 de janeiro começam as aulas do curso.

Projeto – Fábio Sicília, chef de cozinha paraense, participou da elaboração do projeto da Escola, que também tem a parceria da Universidade da Amazônia (Unama) e conta com a consultoria técnica pedagógica de Bruno Morais, coordenador do curso de Gastronomia da Unama.

A Escola convidará chefs paraenses renomados, como Ângela Sicília, Herlander Andrade, Roberto Neves, Roberto Marques, Saulo Jennings, Daniela Martins, Rubão, entre outros para ministrar palestras aos alunos. Também está sendo negociado um termo de cooperação técnica com restaurantes, por meio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), para que alunos possam sair das salas de aulas direcionados a empregos, ao final do curso.

Escola – Com um investimento de mais de R$ 1 milhão na construção e compra de móveis e equipamentos, a Escola Criativa da Gastronomia de Belém conta com três salas de aula para 30 e 60 alunos, um laboratório, uma cozinha industrial, um refeitório e três banheiros, sendo um adaptado.

Totalmente gratuito, o curso técnico em cozinha se divide em três módulos com duração de um ano e meio, e carga horária de 480 horas. Língua Portuguesa, Informática Básica, Microbiologia de Alimentos, Bioquímica de Alimentos são algumas das disciplinas da grade curricular.

“No primeiro módulo, de Higiene e Vigilância Sanitária, o aluno vai aprender sobre as condições de higiene exigidas para bares e restaurantes. No segundo módulo, Cozinha Inicial, o aluno vai aprender técnicas básicas de culinária, confeitaria e panificação. E no terceiro módulo, Cozinha Avançada, o aluno vai aprender técnicas da cozinha oriental, contemporânea, brasileira e regional”, explica Bruno Morais, nutricionista e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Morais foi consultor técnico pedagógico da Escola de Gastronomia, que criou a proposta pedagógica da entidade, a partir da realidade da comunidade local, para que o aluno aproveite, ao máximo, aquele espaço, com cursos livres de um dia, uma semana ou semestral.

Veja a lista dos convocados:

1 – Rafael Jardim de Oliveira

43 – Erika Fernanda Alcântara dos Santos

44 – Andréia Pimentel de Morais Barbosa

45 – Adriana de Fátima Sousa de Paiva

Serviço: A sede da Escola Criativa de Gastronomia fica localizada na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro de São João do Outeiro (ilha de Outeiro). Os convocados à matícula devem estar munidos de documentos pessoais: Certificado de Ensino Médio (cursando ou em andamento); Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Reservista (homens) e duas fotos 3×4 recentes.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.