Educadores da Semec participam de formação para a educação antirracista ainda na infância

• Atualizado há 1 mês ago

A tarde desta quarta-feira, 20, no Centro Educacional (Cetec), foi marcada pela abertura do curso de formação “Representações das Pessoas Negras a partir da Obra Quinzinho”, para educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semec). 

A programação, que terá três dias, iniciou com uma palestra do professor Luciano Ramos, consultor do Unicef e autor do livro “Quinzinho”, que aborda questões fundamentais: a importância do orgulho de ser preto e preta; um novo olhar sobre a história e a ancestralidade do povo negro; o empoderamento das crianças pretas para enfrentarem o racismo.

Durante a abertura, a titular da Semec, Araceli Lemos, destacou que a formação será fundamental para os educadores do município de Belém. “Eu acredito que pela educação, pelas primeiras séries, vamos mudar a forma de ver o outro, daí a criação da Coordenadoria de Relações Étnico-Racial”, destacou Araceli.

Na formação, o professor Luciano Ramos explicou sobre a representação de pessoas negras na mídia, principalmente como é o olhar para as diversidades, sobretudo para a diversidade racial. “Trabalhar isso com professores é superimportante, porque o educador que está lá na rua, que está lá no chão da escola, é que lida com os estereótipos cotidianos relacionados às crianças negras, sobretudo. Então ele tem um papel fundamental na prática do antirracismo”, afirmou Luciano. 

A programação segue até sexta-feira, 22, como lançamento da cartilha “Turma da Marielle” e uma formação especial para professores da educação infantil, explicou Sinara Dias, titular da Coordenadoria de Educação para as Relações Étnico-Racial. “Vamos fazer o lançamento do segundo volume da cartilha Turma da Marielle. A gente vai discutir o que é o racismo recreativo, que vem disfarçado da piada, do apelido, da brincadeira e que é muito presente nos nossos recreios, por exemplo, das escolas”, explicou Sinara. “Também vamos realizar uma formação para os educadores e educadoras da educação infantil, discutindo o anti-racismo desde a primeira infância, desde as crianças muito pequenas”.

Texto:

Victor Miranda

Veja também

Skip to content