Educadores da rede municipal de ensino discutem sobre currículo e aprendizagem

• Atualizado há 2 meses ago

Reafirmando o compromisso com a  valorização dos profissionais em educação, a Prefeitura de Belém realizou, nesta quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23 de fevereiro, a formação permanente  dos coordenadores e assistentes pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Belém (RMEB).

O evento foi coordenado pela equipe de formadores do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Para facilitar a participação das pessoas, o  encontro formativo foi realizado em três locais simultaneamente.

Na escola Anna Barreau em Mosqueiro, se concentraram os profissionais do distrito administrativo de Mosqueiro (Damos); na escola Alfredo Chaves em Icoaraci, ficaram os  profissionais dos distritos de Outeiro (Daout) E Icoaraci(Daico). Os coordenadores das escolas dos distritos do Bengui (Daben), Guamá (Dagua), Belém (Dabel), Sacramenta(Dasac)  e Entroncamento(Daent) participaram no auditório do Centro de formação na Av. Rui Barbosa.

No dia 22, o encontro foi para os coordenadores pedagógicos do  ensino fundamental dos ciclos I ao IV.  E teve como objetivo  discutir, analisar e refletir sobre a avaliação do aprendizado dos  Ciclos iniciais.

“A intenção do encontro  é
Refletir com os coordenadores que a avaliação dentro da rede municipal é formativa, que visa o aprendizado do estudante, e não classificatória e seletiva”, comentou o professor Carlos Evandro Silva, do Centro de Formação de Educadores.

Programa nacional

Já no dia 23, foi a vez dos profissionais da educação infantil, que objetivou o retorno  dos estudos na concepção do currículo  na perspectiva freiriana, conhecer o Programa Nacional Criança Alfabetizada e destacar as atribuições da coordenação pedagógica da educação infantil.

“A criança é o centro do nosso trabalho na educação infantil e, por isso, estamos aqui discutindo o alinhamento do currículo da educação infantil numa perspectiva  freiriana com os coordenadores e assistentes pedagógicos, porque eles são o mediadores na escola entre professores, educadores, criança e família”, disse Sônia Setúbal, educadora do Centro de Formaçao.

Currículo

Para a Oneide Pojo, coordenadora pedagógica da EMEIF Alana Barbosa, a discussão sobre currículo é muito importante pra viabilizar as ações na escola.

“O tema de hoje é currículo, e ele é tudo na escola, principalmente no início do ano onde estamos construindo as ações das escolas. Vamos dar vida a esse currículo na no Alana”, disse Oneide Pojo.

De  26 a 29 de fevereiro, o Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, vai realizar o Encontro Formativo com os professores da RMEB com o tema ” Avaliar para cuidar das aprendizagens”.

Luis Miranda