EDUCAÇÃO – Alunos da rede municipal de ensino ganham material escolar e uniforme

[metaslider id=3397]

Os pais de alunos da rede municipal de ensino de Belém não precisam se preocupar com material escolar e uniforme. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) distribui gratuitamente todo início de ano o kit escolar e os trajes diários dos mais de 71 mil alunos da capital paraense, além de garantir transporte escolar para quem precisa.

“Eu recebo todo ano e aproveito bem o meu material escolar. Meus pais não teriam condições de comprar. Também é muito bom receber o uniforme, porque meus pais não precisam gastar dinheiro com isso”, diz Samylly  Maysa de Lima, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Manuela Freitas, localizada em São Brás. Ela conta que adora andar no ônibus escolar quando a escola participa de eventos fora da unidade de ensino.

O transporte escolar garantido pela Prefeitura de Belém alivia o orçamento de muitos pais. “Gastava R$ 12 todos os dias. Não tinha mais condições de pagar o transporte. Já estava desistindo de levá-lo para a escola”, revela a dona de casa Cristina Barbosa do Carmo, mãe de Lucas do Carmo, de 7 anos, diagnosticado com autismo, estudante da Escola Municipal Professor Pedro Demo, em Outeiro.

Ela conta que tinha medo do filho ir sozinho no ônibus da escola. “Mas ele pedia para mim porque via os coleguinhas pegando o ônibus da escola. Aí conversei com a diretora e foi a melhor coisa que aconteceu”, lembra Cristina, que notou que o filho ganhou mais autonomia e fica feliz quando o ônibus chega para buscá-lo.

Balanço – Desde 2013 a Semec distribui uniforme e material escolar completo aos estudantes da rede. O kit é composto por cadernos, lápis, lápis de cor, lápis de cera, borracha, apontador, cartolinas, marcador de texto e outros itens. Além do uniforme. Em 2019, cerca de mil computadores foram entregues para escolas da rede. E desde 2015 foram distribuídos cerca de 4 mil tablets  para professores. Em 2012 a rede municipal possuía dois ônibus escolares, passando para 48 em 2019.

“Além de todos esses recursos entregues aos alunos como incentivo da qualidade da permanência dele na rede, agora serão agregados a todos esses itens a mochila escolar para carregar os kits completos”, afirma Ana Célia Carvalho, diretora de Educação da Semec. Ela explica que a Prefeitura busca proporcionar aos alunos bons resultados na vida escolar a partir dos recursos que garante à rede municipal.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.