DOM NATURAL – Estudante da rede municipal de ensino revela seu talento no Projeto Cantar-o-Lar

[metaslider id=3336]

Filho de pescadores, Ronald Nonato Cardoso dos Santos, de 10 anos, estudante da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Dr. Lauro Chaves”, localizada na Baía do Sol, em Mosqueiro, é uma das descobertas do Projeto Cantar-o-Lar, idealizado pelo músico Salomão Habib, que desde 2016 já ensinou mais de 8 mil alunos em 36 escolas da rede municipal de ensino, a compreender sua identidade cultural por meio da música.

Há uma semana, a irmã de Ronald postou um vídeo na internet, em que ele canta na beira do rio a canção Con Te Partirò, do tenor Andrea Bocelli, seu ídolo. O vídeo já alcançou mais de 260 mil visualizações e mais de 10 mil compartilhamentos na rede, sem contar os de grupos de whatsapp.

“Uma vez estava desenhando um menino que cantava e tocava violão e aí comecei a cantar. Aqui na escola aprendi a respirar melhor pra cantar e a tocar flauta doce. Durante uma aula, a professora colocou a música do Andrea Bocelli, gostei da forma diferente de cantar e me apaixonei pela ópera. Sinto uma alegria quando canto. Imagino logo que estou ao lado desses grandes cantores”, comentou Ronald, que também gosta de música gospel, reggae, música popular brasileira e brega.

Família – O pai do menino, o pescador Raimundo Nonato dos Santos, de 59 anos, lembra que o caçula dos cinco filhos, começou a cantarolar pela casa aos três anos e que tudo que faz é cantando.

“Ele cantava bem baixinho no corredor de casa. Aí comentei com a mãe dele pra prestarmos mais atenção. Quando a diretora chamou a gente foi uma surpresa, porque não sabíamos do projeto. Mas aí o professor Salomão conversou com a gente sobre o talento do nosso filho”, contou Raimundo. “O Ronald não para de cantar. É sempre uma alegria, ele não fica com raiva, ele canta até quando está comendo. Estamos muito felizes”, completou o pai.

Escola – Desde 2013, a Escola “Dr. Lauro Chaves” vem desenvolvendo com o programa Mais Educação, do governo federal e projeto Música nas Escolas, da Semec, oficinas de flauta doce, canto coral, banda de fanfarra, teatro e dança, em parceria com as professoras Adélia Valente, Andréa Azevedo e Liviane Barros.

“Quando fizemos a atividade “Biblioteca vai à praça” que os alunos tinham que ler um livro, percebemos que o Ronald cantava a história do livro e no dia do evento cantou a história do Menino Azul, da escritora Cecília Meireles. Ele foi muito aplaudido”, recorda a professora Adélia, que revela a participação do menino em outros eventos da escola, em especial a cantata de natal.

Projeto – Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) contemplou a escola com o projeto Cantar-o-Lar, idealizado pelo concertista de violão Salomão Habib. O projeto é chancelado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

“O Ronald é um desses meninos abençoados com o talento musical. Uma característica muito forte é que ele lê cantando as histórias que vê. Também tem uma afinação muito firme e decora trechos musicais complexos de obras famosas. Quando o Cantar-o-lar chegou na escola, logo vi o potencial do talento do Ronald. A partir daí procurei ajudar da melhor forma”, comenta Salomão.

“A voz do Ronald ainda é considerada tecnicamente uma voz “branca”, ou seja, não há ainda a formação completa do aparelho fonador. Sua voz ainda vai amadurecer. Inclusive não há aula de canto formal nesta idade. O que existe é um processo de musicalização onde se treina a voz”, explica o músico.

Diante da repercussão do vídeo, o jovem foi agraciado com uma bolsa de estudos da Fundação Amazônia de Música (FAM). A Semec, junto com Salomão Habib, vem orientando o aluno e a família sobre as propostas de ajuda que estão surgindo.

“Agradecemos todos da escola e do projeto que estão nos ajudando a encaminhar o Ronald para uma escola de música e realizar o sonho dele”, comenta seu Raimundo, que ao mesmo tempo em que incentiva o filho, o orienta a ter cautela sobre o futuro.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.