Contratação de profissionais especializados fortalece o compromisso da Prefeitura com a educação inclusiva

• Atualizado há 2 meses ago

A rede municipal de educação avança na inclusão e qualidade educacional com a contratação de profissionais especializados. A partir do esforço da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), garante aos pais e responsáveis de estudantes um grupo diversificado de especialistas para atuar na área da educação especial e inclusiva, para atender, aproximadamente, 3 mil crianças da rede municipal de ensino.

O primeiro encontro geral do Centro de Referência em  Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes objetivou acolher e apresentar todo o processo de trabalho no ambiente escolar e o plano de ação para 2024 aos profissionais que atuarão, de forma transversal, desde a educação infantil até a educação de jovens, adultos e idosos (EJA). 

“Para quem trabalha com educação planejar coletivamente é fundamental, porque para nós, que fazemos uma educação compartilhada e democrática, é importante ouvir a todos que estão envolvidos nesse processo para ajustar e planejar o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência na rede municipal”, afirmou a coordenadora do Crie, Tatiana Maia, que recepcionou os profissionais na noite desta sexta-feira, 23.

A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, recebeu os novos profissionais e destacou a importância da valorização da inclusão na educação municipal. “Temos orgulho do trabalho em que o Crie realiza, um trabalho permanente e com um olhar diferenciado para fortalecer ainda mais a inclusão em nossas políticas educacionais”, pontou a tiutlar da Semeci.

A pedagoga e neuro psicopedagoga Giovana Sousa é uma das novas contratadas. Para ela, “a inclusão precisa estar presente em todas as vertentes da sociedade e no caso da educação é essencial. Enquanto profissionais com formação dentro dos espaços escolares, temos um papel fundamental para trabalhar e atuar junto à necessidade de nossos estudantes, além de contar com o suporte da equipe escolar para que possamos promover a verdadeira inclusão”.

Ampliação
A contratação dos profissionais especializados ocorreu com a realização do primeiro Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2024, garantindo profissionais com habilidades e conhecimentos, destinados a atender as necessidades individuais de cada aluno e promover um ambiente educacional inclusivo e acolhedor.

Os profissionais contratados são professores para sala de recursos, acompanhantes escolares especializados, professores licenciados plenos em Libras, tradutores e intérpretes de Libras, além de profissionais especialistas (terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social).

Texto:

Leandro Muller

Veja também

Skip to content