CONQUISTA – Estudantes do Cursinho Municipal comemoram aprovação nas universidades públicas

[metaslider id=3363]

O esforço de um ano de preparação de milhares de estudantes, enfim, foi recompensado com as aprovações desta quinta-feira, 30, nas Universidades Estadual do Pará (Uepa) e Federal do Pará (UFPA), que divulgaram o listão dos calouros 2020 nesta tarde.

Para os estudantes do Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Belém o sabor da vitória é ainda maior, pois, além da dedicação aos estudos, muitos tiveram que conciliar com o trabalho e os que não trabalham tiveram que usar a criatividade para ter o dinheiro do transporte para frequentar as aulas. É o caso de Thiago Costa, de 19 anos, morador do bairro do Tapanã, ele vendeu empadas durante o ano e conseguiu celebrar aprovações nas quatro instituições públicas de Belém.

“Eu só esperava a aprovação no IFPA e o resto foi da vontade de Deus”, disse referindo-se a seleção no Instituto Federal do Pará. “Quero comemorar, porque é o meu segundo ano no cursinho e foi uma luta muito grande, principalmente pela questão financeira, tive que vender empadinha para ter o dinheiro do ônibus. Minha família preparou uma grande festa em casa, mas vim comemorar no Cursinho com meus amigos e agradecer a cada professor que me ajudou”, contou Thiago, aprovado nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, no IFPA; Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Uepa; Tecnologia em Alimentos na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Biotecnologia na UFPA.

Samuel Mendes Novaes, de 22 anos, veio há dois anos do Marajó para se preparar para o vestibular no Cursinho Municipal e também enfrentou obstáculos para alcançar o sonho de passar em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, na Uepa. “Comecei o ano estudando, mas devido a necessidade tive que trabalhar. Conciliava com os estudos e recebi o incentivo da minha irmã. Os professores são excelentes, a didática fez toda diferença”, declarou Samuel que hoje vive no bairro do Jurunas.

A cada momento mais alunos chegavam ao prédio do Cursinho e se confraternizavam. A tradicional festa da unidade contou com as marchinhas do vestibular, ovos e muito trigo, além de uma banda de fanfarra que animou a programação que entrou pela noite. “É um orgulho, porque é um trabalho em conjunto com docentes experientes e a fórmula é trabalhar com professores que tem expertise em vestibular e assim não tem erro”, destacou o coordenador do Pré-Vestibular, Henderson Ramos, também conhecido por professor Branco.

“Hoje concluímos mais uma grande e maravilhosa etapa do nosso Pré-Vestibular Municipal e quero parabenizar todos os professores e equipe de apoio, e todos que se envolveram para fazer do cursinho esse grande sucesso. E aos nossos alunos vitoriosos que conseguiram vencer essa grande disputa participando em condições de igualdade com alunos de escolas particulares”, parabenizou o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho. “Vocês demonstraram que com a porta aberta, com a competência, dedicação e esforço de cada um, é possível sair vitorioso”, finalizou.

Balanço – O Cursinho Pré-Vestibular Municipal é uma iniciativa da Prefeitura de Belém que vem realizando o sonho de muitos alunos da rede pública de entrar para a universidade. Este ano, foi implantado um novo polo no distrito de Outeiro, que funciona na Escola Bosque. Desde o primeiro ano do Cursinho, as aprovações foram expressivas dentro e fora do Estado. No vestibular do ano passado, houve o registro de mais de 600 aprovações.

O grande diferencial do curso preparatório é o projeto “Premil”, que trabalha a redação de uma forma global, incluindo noções de Direito Constitucional, Filosofia, Sociologia, Biotecnologia e Artes. E, ainda, o projeto “Promais”, que reforça a matemática básica aos alunos.

Inscrições – As matrículas do cursinho para 2020 estão previstas para o início de fevereiro e é preciso ser aluno de escola pública ou bolsista integral. É preciso apresentar a última nota do Enem ou o boletim escolar para quem vai fazer o exame pela primeira vez. A inscrição pode ser feita pelo link: www.belem.pa.gov.br/prevestibular

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.