Boas práticas de gestão escolar são reconhecidas pela Câmara Municipal de Belém

A Câmara Municipal de Belém reconheceu o trabalho de 46 gestores, professores e servidores das unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Os servidores receberam o Certificado de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belém, pelas boas práticas adotadas na condução da gestão escolar.

Entre eles, a professora Regeane Lima, que está à frente da Escola Municipal Walter Leite Caminha, localizada no bairro Mangueirão.

História dedicada à educação – Emocionada pelo reconhecimento, a gestora disse que a homenagem fez com que passasse um filme de todo o caminho percorrido por ela na educação.

”A homenagem que recebi é parte de toda uma história dedicada à educação. Faz parte das comunidades pelas quais passei, pelas crianças, pelos jovens, pelos adultos, pelos colegas e, principalmente, pelo apoio do governo da nossa gente e da secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt. Quando existe confiança no nosso trabalho, há frutos na gestão”, afirma.

A diretora de Educação da Semec, professora Jaqueline Rodrigues, destaca a importância do compartilhamento da gestão escolar para o sucesso do projeto pedagógico.

“O gestor escolar tem uma responsabilidade enorme em sua comunidade, com as diversas questões administrativas e pedagógicas que surgem no contexto da escola, mas quando o gestor compartilha com o seu coletivo a tomada de decisão, ele potencializa a sua comunidade escolar e minimiza os erros e conflitos existentes, promovendo a integração, disse Jaqueline Rodrigues.

Reconhecimento – A certificação de 46 gestores, professores e servidores foi feita pela vereadora de Belém Bia Caminha (PT), em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na educação municipal. A homenagem representou a culminância do projeto Caravana da Educação, realizado pela parlamentar em outubro e novembro do ano passado.

Dossiê – Na última segunda-feira, 2, a vereadora apresentou o dossiê do projeto e promoveu apresentações e debates sobre a ação política realizada por ela em 44 das 203 escolas dos oito distritos administrativos do município.

A parlamentar conheceu a realidade da educação pública por meio de entrevistas, observações e escuta ativa.

Entre os temas discutidos, que buscaram compreender a prática da educação freireana, foi debatida a atual situação das escolas municipais após os 16 anos de abandono de gestões passadas.

”Essa sessão é para afirmar que estamos ao lado da educação pública e juntos com o governo do prefeito Edmilson Rodrigues, para trazer melhorias para as escolas e sempre lutar por uma educação melhor para nossa cidade”, disse a vereadora Bia, na sessão.

Valorizar o esforço – Para a diretora geral em exercício da Semec, professora Guiomar Cruz, o momento foi fundamental para os diretores e professores da rede municipal de ensino, por valorizar o esforço dos trabalhadores da educação em garantir a oferta de educação pública de qualidade para a população de Belém.

”A ‘mandata’ da vereadora acertou profundamente quando escolheu este caminho, a ‘Caravana da Educação’, para fazer a interlocução tanto para os educadores com as escolas e a Secretaria de Educação, quanto em buscar soluções para os problemas que a educação tem enfrentado depois de longo período de abandono”, afirmou a gestora.

Ribamar Barroso, representante do Conselho Municipal de Educação de Belém, disse que os dados apresentados na sessão sobre os problemas enfrentados pelas escolas municipais servirão para a entidade estudar formas de contribuição para transformar a realidade das unidades escolares.

Caminhos – ”O papel do Conselho é ser um órgão mediador entre a comunidade educacional e a gestão da educação. Então, desta forma, nós pretendemos buscar caminhos para conseguir viabilizar a pauta apresentada, dialogando com os setores responsáveis da sociedade para construir uma educação mais digna e mais justa para nossa cidade”, ressaltou.

A vereadora Bia Caminha falou ainda do que observou nas visitas às escolas. ”Vimos o descaso e o abandono principalmente nas escolas periféricas. Mas também percebemos que existe uma rede escolar muito articulada e comprometida com a educação”.

Mais homenagem – Na sessão especial houve ainda uma homenagem à merendeira Maria do Perpétuo Socorro, que atuou na Escola Walter Leite Caminha, no distrito do Benguí. Ela faleceu recentemente, vítima da covid-19.

Texto: Amanda Cunha