ANO LETIVO – Semec dá início às aulas com programação lúdica e recreativa nas escolas municipais

[metaslider id=3316]

Com o tema “Da Escola que Temos à Escola que Queremos: Vivências e Perspectiva da Rede Municipal de Educação de Belém”, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) deu início ao ano letivo 2020, na manhã desta terça-feira, 21, nas 197 escolas da capital paraense, com uma programação lúdica recreativa para mais de 70 mil estudantes.

“Neste acolhimento, vamos trabalhar com os alunos e a comunidade o sentimento de pertencimento. Se eu gosto da minha escola, não quero sair daqui e quero cada vez mais melhorar esse espaço. Este é um momento de conscientização, ou seja, de preparar esses espaços de educação para que a gente possa ter um ano letivo com resultados produtivos e de qualidade”, explicou Ana Célia Carvalho, diretora de Educação da Semec, que ressalta que a rede municipal vem conquistando, cada vez mais, pais de alunos por conta de um trabalho eficaz.

Escola – Cada escola acolheu alunos e famílias com atividades que envolveram música, arte, pintura, dança, jogos, contação de história, exibição de filmes e palestras. Helena Moura, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Manuela Freitas, localizada em São Brás, que atende a mais de mil alunos, relata que o primeiro dia de aula é um momento especial para que estudantes e responsáveis se sintam acolhidos, cuidados e possam conhecer o espaço escolar.

“Planejamos esta acolhida com muito carinho para os antigos e novos alunos. A escola está aberta para que os pais conheçam o nosso espaço, entre eles, as salas de aulas, salas multifuncionais, de projetos, de informática, de música, de corpo e movimento, biblioteca, auditório e quadra poliesportiva. Além de poder participar das atividades com seus filhos”, detalhou Helena.

Circuito – O Circuito Cultural e Artístico da escola Manuela Freitas promoveu dança circular, pintura no rosto, arte e pintura coletiva, jogos de tabuleiro, contação de história, palestra “A Boa Convivência na Escola”, sessão de vídeo “Normas de Cortesias” e o curta-metragem “Cuide-se”, nos turnos de manhã e à tarde. Durante as atividades, foram apresentados o cronograma escolar e as normas da escola.

Famílias – A empregada doméstica, Rosenilde Rodrigues, mãe da Richely Batista, de 9 anos, estudante do 5° ano da Escola Municipal Manuela Freitas, conta que este é o segundo ano da filha na rede municipal e está muita satisfeita com a estrutura e atenção da escola.

“Gostei muito daqui. Ela demorou um pouco para se adaptar à escola nova. Mas fomos bem acolhidas. Gosto muito da professora dela e da estrutura da escola. E na reunião de pais, sentimos vontade pra falar, porque é muito tranquilo aqui”, comenta a mãe de Richely, que estudava antes numa escola particular.

A vendedora Maria Eliane Castro, mãe da Maria Eduarda, de 11 anos, estudante do 6° ano, conta que este é o primeiro ano da sua filha na escola. Ela fez uma pesquisa das escolas da rede municipal.

“Devido a problemas financeiros, tive que tirar a Maria Eduarda da escola privada. Fiz uma pesquisa antes e escolhi a escola Manuela Freitas, porque é muito bom ver que as pessoas que trabalham aqui sabem nos receber, pela estrutura da escola, mesmo. Eu me sinto segura como numa escola privada. Eu sou uma mãe presente e aqui posso acompanhar a minha filha”, relata Maria Eliane, que tinha receio de colocar a filha em uma escola pública, mas que agora confia que Maria Eduarda terá um bom aprendizado para o futuro.

Maria Eliane fez questão de mostrar cada espaço da escola para a filha, dando orientações de como se comportar no ambiente escolar.

Sismube – O Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), tomando como base o tema anual, as escolas da rede vão promover ações de promoção da leitura e de caráter literário e artístico, a partir do subtema “Da Biblioteca que Temos à Biblioteca que Queremos: Desafios e Perspectivas do Trabalho com a Leitura”. E o projeto Baú das Histórias terá o subtema “Práticas Leitoras na Perspectiva Inclusiva”.

Os eixos temáticos são Tradição Oral, Educação Patrimonial, Produção Artística, Cultura Ambiental e Cultura da Paz, que fazem reflexões a valores relacionados à vida, generosidade, solidariedade, tolerância, diversidade e ao diálogo como estratégia para a resolução de problemas relacionais e o limite para um comportamento inadequado e abusivo.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.