ANO LETIVO – Escolas ampliadas e reformadas garantem ensino de qualidade em Belém

[metaslider id=3362]

Garantir uma educação de qualidade para as crianças do município é uma das ações prioritárias da atual gestão da Prefeitura de Belém. De 2013 a 2019, a gestão municipal investiu R$ 77 milhões de recursos próprios para construir 16 escolas, reformar e ampliar outras 131 e construir 17 quadras esportivas, de um total de 197 escolas na capital paraense. E mais cinco escolas de educação infantil e ensino fundamental serão entregues à população no mês de fevereiro deste ano.

Com essas ações, cerca de 70 mil alunos foram beneficiados com salas climatizadas, bibliotecas revitalizadas, playground com vários brinquedos, quadras esportivas, novo mobiliário escolar. Sem contar os outros serviços realizados nas escolas.

“O investimento financeiro no espaço físico traz diretamente o bem estar do aluno no espaço escolar, que tem uma escola organizada, climatizada, com salas de aulas adequadas com boa iluminação, com espaço de recreação, com quadras para os projetos recreativos e esportivos, para ajudar no desenvolvimento da criança, por meio do esporte e da cultura, o que é muito importante”, relata Ana Célia Carvalho, a diretora de Educação, da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

“E este investimento visa, no final, o resultado positivo dos nossos alunos e o crescimento da nossa rede de ensino. Hoje, nós temos uma demanda acima de 71 mil alunos e isso se dá por conta de um investimento de valorização de aplicação do recurso público adequadamente”, complementa Ana Célia.

Balanço – Em 2012, havia apenas uma escola com ar condicionado, e atualmente são 49 escolas climatizadas. Com relação às bibliotecas, existiam no mesmo período 54 escolas com bibliotecas, e hoje são 78 escolas de ensino fundamental com bibliotecas e mais 90 escolas de educação infantil que recebem o projeto Baú das Histórias, com um acerco de mais de mil livros da literatura infantil.

As bibliotecas nas escolas de campo passaram de uma, em 2012, para quatro, em 2019. Nesse período, a Prefeitura conseguiu construir 500 playgrounds com brinquedos para as escolas de educação infantil.

Novas escolas – A Semec está trabalhando para entregar mais 49 escolas que estão passando por construção, reforma e ampliação. E outras que estão passando por manutenção, com serviços que vão desde reparos em cobertura, impermeabilizações, instalações elétricas, hidrossanitárias, climatização, revestimentos, pisos, pinturas, descupinização, entre outros.

Projetos – O Centro de Formação de Professores da Semec desenvolve formação continuada e assessoramento mensal para professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos e professores, que atendem aos alunos de educação infantil do município.

A partir dessa formação surgem trabalhos relacionados à educação para crianças com deficiência, desenvolvidos nas salas de Recursos Multifuncionais das escolas, projetos de saúde nas escolas, combate ao bullying, direitos da criança e do adolescente, entre outros, que são sendo abordados por meio de projetos como Inocência Roubada, Bem-Aventurados, Informática Educativa e Cantar-o-Lar.

Escola – Recentemente, a escola Municipal Professor Pedro Demo, localizada em Outeiro, que atende a 1.342 estudantes do ensino fundamental, passou por uma reforma completa. A escola ganhou 16 salas climatizadas, uma sala de informática, biblioteca revitalizada, uma sala de Atendimento Educacional Especial (AEE), três salas administrativas, ou seja, todos os ambientes climatizados, além de quadra reformada e playground.

Aprovado – Suelen Aline Garcia Farias de Souza, mãe do Isaque Emanuel Farias de Souza, também vem acompanhando o desenvolvimento do seu filho a partir das melhorias na escola municipal Professor Pedro Demo.

“Meu filho ama a biblioteca. Ele melhorou bastante o raciocínio, a escrita e a leitura. A quadra de esporte que ele adora é muito boa, porque ele aprende a lidar com s diferenças. Nós moramos longe, vamos de bicicleta e agora ele não reclama mais do calor em sala de aula, porque todas são climatizadas. Estou satisfeita com a escola”, relatou Suelen.

A dona de casa Stefany Kathleen Favacho Ribeiro, mãe da Nataly Mikely Ribeiro dos Reis, conta que está feliz com a escola e o aprendizado da filha. “Ela comenta que a professora levou os alunos à biblioteca e conta o que aprendeu. A linguagem dela está mais solta, porque era muito tímida. E a escola está sempre limpa, quando venho deixar. Ela sempre chega a casa com uma novidade do que aprendeu. E muita coisa boa”, disse a dona de casa.

Professora – A professora Leonilze dos Anjos Aires, que atua há 5 anos na escola Municipal Professor Pedro Demo, afirma que antes da reforma, a escola era simples, sem muitas condições para trabalhar bem com os alunos.

“Era quente, a iluminação não era suficiente, as mesas e cadeiras já estavam desgastadas. A quadra não estava funcionando mais. Mas agora tudo mudou com a reforma. Sinto vontade trabalhar, porque temos condições de oferecer o melhor para o nosso aluno”, conta a professora Leonilze.

“Vejo o sorriso deles por conta das salas novas, pintadas e climatizadas, mesas e cadeiras limpas e arrumadas. Temos novos espaços como a horta pomar, que envolve atividades matemática, português, meio ambiente. Coisas que o aluno gosta de fazer e nós professores nos realizamos em poder proporcionar aos alunos uma aula de qualidade”, pontuou Leonilze Aires.

Texto:Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.