[metaslider id=1683]
Cerca de 50 estudantes do 9º ano do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, do distrito de Icoaraci, conheceram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), em Belém, na tarde da última quarta-feira, 19. A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), faz parte do projeto Ensino Técnico – Uma Nova Perspectiva, idealizado e conduzido pelo professor de História do Liceu, Fabrício Souza.
O projeto de Fabrício é feito em parceria com outros professores do Liceu, e busca preparar alunos do último ano do ensino fundamental a ingressar em cursos técnicos integrados ao ensino médio, que são ofertados pelo IFPA.
Durante a visita, os estudantes conheceram quais são os cursos técnicos e as formas de ingressar no IFPA, por meio do processo seletivo da instituição. Eles conheceram as salas de aula, biblioteca, laboratórios, quadra de esporte e outros espaços. “A visita busca motivar os alunos a planejar melhor o que vão estudar, e assim, esses estudantes podem se tornar uma referência na escola e no bairro onde moram”, disse Fabrício.
Assistência – Regiane Carvalho, diretora da Divisão de Qualidade de Vida e Assistência Social do IFPA (DQVAS), falou sobre o apoio acadêmico que os alunos recebem. “Oferecemos auxílio estudantil e transporte, que estão atrelados à frequência e rendimento dos alunos, além de acompanhamento pedagógico junto à coordenação do curso escolhido. Essa visita permite com que os alunos escolham o curso de forma consciente”, comentou a diretora.
Lavigne da Silva Barros, de 14 anos, estudante do Liceu Mestre Raimundo Cardoso, comentou que nem pensava em fazer um curso técnico integrado ao ensino médio. “Quando soube do projeto, no início do ano, achei muito boa a ideia dos professores nos ajudarem a pensar melhor nosso futuro”, relatou Lavigne, que escolheu o curso de Técnico em Estradas e ficou encantada com a estrutura do IFPA.
Émerson Souza, de 14 anos, se interessou pelos cursos de Química, Eletrônica e Mecânica. “Agora vou pesquisar mais sobre os cursos para decidir qual o melhor a seguir. Essa visita vai me ajudar a escolher uma futura carreira”, disse Émerson.
Durante a visita, os estudantes se encontraram o ex-aluno do projeto, Eliel Sousa da Costa, de 15 anos, que atualmente faz o curso Técnico em Eventos, no IFPA. “O projeto me preparou, porque eu não tinha noção de como era a prova. E me ajudou a superar o nervosismo e a acreditar em mim. Valeu a pena, porque eu passei em primeiro lugar na prova de seleção do meu curso”, recordou Eliel.
Projeto – Durante o ano letivo, o projeto Ensino Técnico – Uma Nova Perspectiva trabalha com os alunos, tanto o conteúdo curricular, quanto o que é exigido pelo edital do Processo Seletivo Integrado ao Ensino Médio do IFPA, por meio de palestras e rodas de conversas com profissionais do Instituto. São aplicados exercícios e simulados bimestrais com o mesmo nível da prova de seleção ao IFPA.
O professor Fabrício Sousa criou um grupo no aplicativo de mensagens Telegram para trocar informações, comentar exercícios e solicitar orientações com os alunos, e esse processo é acompanhado pelos responsáveis dos alunos. “Muitos ex-alunos do Liceu voltam à escola para contar como foi conquistar uma das vagas nos cursos técnicos do IFPA”, conta Fabrício, muito orgulhoso.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.