[metaslider id=2158]
Alunos das escolas da rede municipal de Belém e particulares ocuparam a rua Manoel Barata, na manhã desta quarta-feira, 4, no 16° Desfile Cívico de Icoaraci. O evento celebrou a Independência do Brasil. O tema deste ano, “Icoaraci 150 Anos”, homenageia o distrito, que completa um século e meio de existência dia 8 de outubro.
O desfile desta quarta reuniu 15 mil pessoas, segundo estimativa do 26° Grupamento do Corpo de Bombeiros. Na sexta-feira, 6, ocorrerá no conjunto Maria Helena Coutinho, no Tenoné.
A estudante Kezia Manueli, de 10 anos, abriu o desfile desta quarta cantando o hino nacional. Este ano, o evento promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e da Secretaria Municipal de Belém (Semec), envolveu um número recorde de escolas: foram 28 escolas unidades, que saíram pela rua Manoel Barata, do trecho que que vai da travessa Itaboraí até a avenida Lopo de Castro.
“Fazer com que a crianças tenham a consciência do que representa essa data é um resgate da cidadania, é uma tentativa de plantar em cada uma delas uma semente de patriotismo”, disse o titular da Adic, Edson silva.
Maria da Providência, de 79 anos não perde um desfile escolar em Icoaraci e só não desfilou este ano por conta de um problema na perna: “Todo ano eu assisto o desfile escolar e esse ano eu iria desfilar pela escola Madre Celeste, só não pude por causa de uma dor que apareceu em minha perna. Mas disse aos meus filhos que queria assistir, ai estou aqui quietinha na minha cadeira e sem perder nada, pois está tudo lindo”.
A servidora municipal Jacileia Braga é veterana em desfile: “Tenho muito orgulho de ter participado de vários desfiles escolares aqui em Icoaraci, até porque já é tradição na família. Eu sempre estudei em escolas municipais e sempre desfilei. Meu filho está desfilando, meus sobrinhos e meus pais também sempre participaram. É prazeroso poder fazer parte desse momento único”.
Majore Eduarda, de 6 anos, há dois participa do desfile escolar no distrito. A mãe dela, Daniele Pantoja, faz questão de ensinar para a filha sobre a importância do evento. “É muito importante para a criança conhecer e participar dos desfiles para que ela não esqueça o que é a pátria e como tudo começou. Acho muito importante contar e ensinar a história do Brasil e do nosso distrito para meus filhos”, explicou.
“O desfile escolar já é uma tradição dentro das nossas escolas. Nós, que somos residentes daqui do distrito de Icoaraci, ficamos felizes de ver que essa cultura cada vez mais desperta em nossos alunos. Abraçamos mais a valorização do civismo para que cada vez mais esse número multiplique”, disse a diretora de educação da Semec, Ana Celia Carvalho.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.