A Prefeitura Municipal de Belém recebeu nesta segunda-feira, 27, a visita técnica da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para conhecer os projetos sociais Guarda Amigo da Escola e Anjos da Guarda.
Os projetos são mantidos pela Guarda Municipal, desenvolvidos dentro das escolas da rede municipal e na sede social da instituição com 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no bairro do Tapanã.
Apoio – Recepcionada pelo subinspetor-geral, Sindeval Bittencourt, a especialista em educação e proteção contra a violência, Lorena Cavalcante Araújo, destacou e parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição e explicou que o Unicef tem uma parceria com a Prefeitura de Belém, em apoio à Secretária Municipal de Educação (Semec), no Guamá, como bairro prioritário, na consolidação de um fluxo e diretrizes para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
“Gostei muito de conhecer o trabalho que foi apresentado pela equipe da GMB, inclusive, o diagnóstico que vocês realizam sobre o contexto de violência nas escolas municipais”, explicou Lorena Araújo.
Guia – Ela ressaltou, que o apoio à Semec é realizado na consolidação do fluxo de diretrizes para o atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência sexual. Segundo a representante do Unicef o apoio também é realizado para elaboração do Guia do Ministério Público, instrumento que dá para incluir e evidenciar esse trabalho da Guarda Municipal.
“As duas atividades que foram apresentadas são maravilhosas. Ficaríamos muito contente em contar com a colaboração de vocês em escrever sobre a Segurança Pública nas escolas e as iniciativas da Guarda Municipal de Belém”, enfatizou a especialista do Unicef.
Lorena Araújo propôs que os desenhos e pinturas das crianças vencedoras do concurso cultural, premiadas na sexta-feira, 24, e que serão plotados nas viaturas a GMB se for de interesse da GMB, o Unicef incluirá na capa de cada tópico do Guia do MP.
Sindeval Bittencourt destacou o esforço que a GMB desenvolve com os dois trabalhos e agradeceu pelas considerações e pelo convite que foi feito pelo Unicef. “A Guarda Municipal desenvolve os dois serviços com muito orgulho. As equipes que compõem a atividade Guarda Amigo da Escola e a que desenvolve o projeto social Anjos da Guarda são maravilhosos e eficientes. Esse convite é de grande importância para fortalecer e renovar as nossas expectativas de ampliar os serviços para mais escolas e com mais crianças e adolescente”, ressaltou subinspetor-geral da Guarda Municipal.
Texto: