[metaslider id=1839]
Muitos pais não possuem condições financeiras para levar os seus filhos às praias ou de proporcionar algum tipo de atividade recreativa, como é o caso do motorista Francisco Costa, pai de um aluno da Escola Municipal Santana do Aurá, que aproveitou a oportunidade da colônia de férias para ocupar o tempo do filho com atividades esportivas e oficina de confecção de pipas.
“Aqui na comunidade, a escola é a nossa fonte de educação e diversão. Com a colônia de férias da escola temos a oportunidade de proporcionar entretenimento para os nossos filhos durante o mês de julho”, disse o pai, que estava empolgado, ensinando o filho a empinar a pipa nova.
Atividades – A ação na escola conta com seis professores de educação física e de uma programação que envolve jogos esportivos, oficinas de pipas, passeios turísticos, atividades lúdicas e muitas brincadeiras, que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA). As atividades, iniciadas no dia 1º, ocorrem todas as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, no mês de julho. Cerca de 70 crianças, entre alunos e a comunidade, estão participando.
Petterson Conceição, de 6 anos, aluno da escola, estava feliz segurando a pipa que a professora lhe ajudou a montar. “A titia me ajudou fazer essa pipa e agora vou aprender a empinar. Gosto muito de participar das atividades na escola, aqui posso brincar e estudar”, disse o menino.
Já David Ribeiro, de 9 anos, também aluno da escola, disse que já sabia fazer pipa e foi só para brincar. “Quando eu corto a pipa dos meus amigos eu falo ‘au vaiêê”, disse o menino todo orgulhoso, falando uma gíria paraense.
“Essa é a primeira vez em que a colônia de férias é realizada aqui na escola, com a organização da Semec. Estamos com uma programação extensa durante o mês inteiro. Essas atividades transformam o dia dessas crianças. O envolvimento é maior nas corridas de 100 metros e com balões de água, bandeirinha, queimada, handebol, futsal, voleibol e caça ao tesouro. Eles se divertem muito”, explicou Samea Wanzeler, professora de educação física que participa do projeto.
De acordo com Sônia Massoud, diretora do Departamento de Educação Física da Semec, além de entreter e proporcionar diversão para os alunos no mês das férias, a prática do esporte ajuda no processo de inclusão social, desenvolve a inteligência emocional, possibilita atitudes não violentas, por meio de práticas coletivas.
“Essas crianças são carentes e tem necessidade de um momento de lazer e de confraternização. Transformamos a escola em um ponto de encontro com atividades direcionadas. Após as brincadeiras, as crianças também ganham lanches doados pelo Tribunal de Justiça do Estado”, acrescentou a professora de educação física, Samea.
Passeio Turístico – Ainda como parte da programação da colônia de férias, na próxima quarta-feira, 24, pela manhã, as crianças vão participar de um passeio turístico ao Mangal das Garças, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: