QUADRA JUNINA – V Festival Junino das Escolas Municipais lota o Hangar

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=1606]

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu nesta quinta-feira, 13, dia de Santo Antônio, o V Festival Junino das Escolas Municipais no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Cerca de 800 alunos de 41 unidades de educação infantil, de ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA), incluindo os alunos com deficiência da rede municipal, fizeram apresentações artísticas e culturais com temáticas de diferentes regiões do Brasil.

“O festival quer contribuir para a formação cidadã dos alunos, incentivando o conhecimento e o respeito à diversidade dos bens culturais da nossa região e do país. Assim, a gente proporciona uma socialização e inclusão dos alunos, das famílias e dos professores, por meio da linguagem artística e corporal”, explicou a coordenadora do evento Sônia Massud, do Departamento de Educação Física da Semec.

A programação foi diversificada e distribuída nos turnos da manhã e da tarde. O evento contou com a apresentação especial da Ciranda Junina Inclusiva, organizada pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), com a participação de 200 alunos com deficiência. Em uma das apresentações do Crie, as irmãs Clara e Nanda Franco, de 10 anos, estudantes do 4º ano da Escola Ernestina Rodrigues com síndrome de Down, se entusiasmaram ao dançar a música “Maçariquinho”. “Eu gostei muito de dançar com as minhas colegas da escola. E de ver as outras danças”, disse Clara.

O sorriso no rosto da Elizabeth Coutinho, mãe das gêmeas, era contagiante. “Eu acho importante a participação das minhas filhas em qualquer atividade. E mais importante ainda é a própria escola fazer essa inclusão com as outras crianças. Isso ajuda muito no desenvolvimento delas”, disse. No final, o Crie convidou alunos, pais e professores para dançar o “Cirandar de Todos”, uma dança circular que se propõe a transmitir amor, alegria, união e inclusão.

Com a participação de 16 escolas da educação infantil e com aproximadamente 395 crianças, a festa junina contou com apresentações de dança e desfile de 15 misses de cada unidade escolar. Depois das apresentações das escolas, a criançada se divertiu com o cantor Pinduca.

Warao – Um dos pontos altos foi a participação de cerca de 20 crianças da etnia Warao por apresentações de dança e canto. De acordo com a coordenadora do Atendimento Escolar Indígena da Semec, Manuela Porto, um dos momentos de maior celebração foi a apresentação da Miss Warao, Ofélia Mata, que desfilou ao som da música de Pinduca.

“Esse tipo de evento é muito importante para socialização dos imigrantes venezuelanos. Com momentos como esse podemos passar para a sociedade uma perspectiva positiva dessa população que está aqui em busca de sobrevivência e fazer com que eles se sintam acolhidos e valorizados”, disse Manoela.

Cerca de 460 alunos, de 25 escolas do ensino fundamental e da EJA apresentaram danças folclóricas e apresentaram suas Misses Caipira.

Hilma Caroline da Silva, mãe da Yasmin, de 7 anos, estudante do 1° ano da Escola Josino Viana, disse que a filha acordou cedo, animada para chegar à festa. “Os professores já vinham animando eles na escola e está sendo muito legal as crianças poderem conhecer um pouco da nossa cultura”, disse.

Miss Caipira – A Escola Comandante Klautau, do Barreiro, apresentou o Forró do Beabá da Educação e levou pela segunda vez consecutiva o título de Miss Caipira, desta vez com a aluna Gabriela Larissa Benigno Monteiro, de 10 anos.

A diretora da escola, Karina Portal, contou que houve uma seletiva entre as meninas da escola. “Estamos muito felizes porque tivemos pouco tempo. E quando a Gabriela foi escolhida conversamos com a família e começamos logo a ensaiar para a apresentação de hoje”, disse Karina.

Emocionada, Gabriela afirmou: “Esse é um grande sonho. Eu me esforcei muito e isso é um orgulho para minha escola”. A mãe, a Ana Cleide Gomes, disse que o tempo de preparação para o concurso foi curto. “Não tivemos muito tempo pra ensaiar, mas ela pegou a coreografia rapidinha”.

As crianças ainda se divertiram nos brinquedos do Brinca Belém, projeto de recreação da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

A programação terminou com a apresentação da quadrilha junina dos servidores da Semec.

*Colaborou Carla Fischer.

Texto: Tábita Oliveira – Ascom Semec

Veja também