Com o objetivo de fomentar e dialogar a intersetorialidade na educação, o Ministério da Educação (Mec), promoveu o seminário “Trilhas de Aprendizagem sobre Intersetorialidade na Educação”. O evento que reuniu profissionais, gestores e representantes de instituições para discutir e compartilhar experiências sobre a integração de diferentes setores na promoção da educação.
A secretária municipal de Educação de Belém, Araceli Lemos, participou do evento e apresentou trabalhos e avanços da intersetorialidade na rede educacional da capital paraense. Ela enfatizou a importância de uma educação de qualidade e integral.
“Desde o início da gestão, a partir da perspectiva de um modelo de gestão participativa e democrática, as agendas intersetoriais já foram incentivadas. Desde a criação de programa como o Bora Belém, à adesão do programa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), na rede municipal de Educação de Belém”, ressaltou Araceli Lemos.
Troca de experiências
Durante o seminário foram apresentados casos de sucesso e iniciativas inovadoras de diferentes regiões do país, evidenciando os benefícios da colaboração entre setores para a melhoria dos índices educacionais e para o desenvolvimento integral dos estudantes.
“A troca de experiências e o diálogo entre os participantes foram enriquecedores. Percebemos que a intersetorialidade na educação não se trata apenas de compartilhar recursos, mas também de construir uma rede de apoio que promova o bem-estar e o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes”, afirmou Carla Santos, professora e uma das organizadoras do evento.
Desafios – O seminário também abordou desafios e obstáculos enfrentados na implementação de políticas de intersetorialidade. Nele, os participantes destacaram a importância de persistir nesse caminho e buscar soluções criativas e colaborativas para superar tais desafios.
“Entendemos que investir na primeira infância é fundamental e a prática da intersetorialidade garante direitos, destinação de recursos e retornos a curto, médio e longo prazos para pensar a cidade com crianças, jovens e adultos mais saudáveis de forma integral”, destacou Nilcilene Dias, titular da Coordenação de Educação Infantil (Coei).
Rede Municipal de Belém
A política da intersetorialidade ficou ainda evidenciada a partir da adesão da Prefeitura de Belém ao Uapi, em 2022. O programa é incentivado pelo Unicef, que tem como objetivo promover a gestão baseada em resultados, por meio de indicadores intersetoriais (saúde, educação e assistência)
Em 2023, a rede municipal de Belém emplacou 12 certificações, das 20 unidades educativas que participaram de todo o processo. Além disso, foi Instituido o comitê gestor da Uapi composto por representantes da educação, saúde e assistência social, que tem agenda quinzenal de planejamento, execução e avaliação de ações e acompanhamento das unidades.
Atualmente, a Semec está no segundo ciclo com 80 unidades educativas, 32 de saúde e seis Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que atuam de forma institucional e articulada promovendo orientações e serviços de saúde e assistência social para as crianças e as comunidades.
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